Sem ele, não há progresso: o motor é o coração do carro. Para que funcione corretamente, deve ser fornecido líquido suficiente. Desde o refrigerante contra superaquecimento até o óleo do motor para um desempenho suave. Mas afinal quando é que preciso de mudar o óleo do meu veículo?
O motor é lubrificado com óleo de motor para garantir o atrito mecânico entre as peças móveis do motor. Além disso, o óleo do motor impede as transições entre os pistões, as superfícies deslizantes do cilindro e os anéis do pistão, protege contra a corrosão, limpa o motor de resíduos de combustão e abrasão metálica e oferece suporte à transmissão de força.
O óleo de freio consiste em compostos de poliglicol e é ligeiramente enriquecido com fluidos adicionais, como proteção contra corrosão e proteção contra congelamento. Eles diferem tanto na temperatura de ebulição quanto na viscosidade. A marcação americana DOT (Dep. Of Transportation) fornece informações sobre os vários pontos de ebulição secos e úmidos nos quais o fluido de freio começa a evaporar. O fluido de freio transfere a força exercida no pedal do freio para o freio da roda. A viscosidade e o ponto de ebulição do fluido de freio desempenham um papel decisivo aqui.
Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia térmica por meio do atrito. Isso cria calor, que por sua vez aquece o fluido de freio. Devido ao alto ponto de ebulição, o líquido não evapora e se formam bolhas de vapor: Os impulsos de frenagem não chegam mais ao freio da roda. Resultado: o chamado "passo para o vazio", em que o pedal do freio cai no painel do piso.
A viscosidade descreve as propriedades de fluxo do fluido de freio, o que garante as funções dos vários sistemas de freio. Como meio de transferência de potência, o fluido de freio com uma consistência muito viscosa pode danificar o sistema e não transferir a força de frenagem o suficiente para os freios.
As linhas dos sistemas de freio hidráulico estão sob alta pressão e devem permanecer livres de ferrugem. Devido às suas propriedades higroscópicas, o fluido de freio se liga à água, o que diminui o ponto de ebulição. Se o ponto de ebulição úmido especificado for excedido, o fluido de freio deve ser substituído.
Uma alta temperatura de ebulição é uma característica de qualidade do fluido de freio, mas muda com o tempo devido às suas propriedades higroscópicas: a água contida no ar faz com que o ponto de ebulição caia. Se o ponto de ebulição úmido especificado não for alcançado, o fluido de freio precisa ser trocado, o mais tardar, quando o teor de água for 3-3,5%.
Certifique-se de que o fluido de freio seja resistente à temperatura, não ataque as vedações de borracha e proteja os elementos do sistema de freio contra desgaste e corrosão.
O motor é lubrificado com óleo de motor para garantir o atrito mecânico entre as peças móveis do motor. Em todas as condições operacionais e climáticas, o óleo do motor deve ser lubrificante, ou seja, deve permanecer o mais fino possível no frio. Isso permite que o starter dê partida corretamente e o óleo alcance todos os pontos importantes a serem lubrificados. Ao mesmo tempo, o filme lubrificante deve resistir a altas temperaturas e não deve rasgar. Além de lubrificar, o óleo do motor também resfria as peças do motor aquecidas, como o pistão, que o líquido de arrefecimento não pode alcançar. Além disso, o óleo do motor veda as transições entre os pistões, as superfícies deslizantes do cilindro e os anéis do pistão, protegendo contra a corrosão,
O óleo de motor de alto desempenho original Škoda Longlife III e iV está disponível no seu concessionário Škoda.
Para garantir proteção contra o frio até -36 °C e um ponto de ebulição de cercade 107°C, a proporção ideal entre águae líquido anticongelante é de 1:1. Com esta proporção, o veículo beneficia de uma ampla margem de segurança no desempenho. Caso a quantidade de líquido anticongelante seja duplicada, estabelecendo uma proporção de 2:1 com a água, o máximo nívelde proteção será atingido, permitindo suportar temperaturas até-52°C.
Dica: Nunca utilize anticongelante puro. Isso reduz a eficiência do sistema de refrigeração em cerca de 50% quando comparado à mistura 1:1.
Para que os injetores do limpa para-brisas funcionem sem problemas durante o inverno, adicione aditivos adequados ao líquido limpa-vidros. Nos faróis de xenon, a utilização de uma solução enriquecida com anticongelante no sistema de limpeza de alta pressão é essencial para garantir uma visibilidade ideal.
Importante: Escolha produtos de qualidade. Alguns aditivos podemser incompatíveis com os materiais do veículo, causando danos significativos ás borrachas, Pinturas e componentes plásticas.
A tecnologia por trás da redução de óxidos de azoto baseia-se na açãodo AdBlue. Um catalisador específico para óxidos de azoto introduz AdBlue no fluxo dos gases de escape, convertendo quase completamente os óxidos de azoto nocivos emvapor de águae nitrogénio atmosférico.
Benefícios adicionais: Alémde reduzir significativamente a emissão de partículas finas, o consumo de combustível também podeser reduzido em até 5%.
Conduzir um Škoda significa viajar com segurança e conforto. Uma parte essencial para garantir a segurança do seu Škoda e manter o seu valor é o serviço prestado na sua oficina Škoda.
Vantagens:
O serviço regular não é bom apenas para o seu Škoda, mas também para a sua mobilidade. Para evitar custos imprevistos, o seu Reparador Autorizado Škoda irá dizer-lhe com antecedência quanto custará a seguir.
Após uma avaliação, o seu Reparador Autorizado Škoda terá todo o gosto em apresentar uma proposta personalizada.