Imagem paisagística com o nascer do sol
Imagem paisagística com o nascer do sol

WLTP

Procedimento mundial harmonizado de teste para veículos ligeiros

Ícone de um carro a deitar fumo num fundo branco
O QUE É O WLTP?

O WLTP é uma norma global que determina para os veículos ligeiros os níveis de emissão de CO2 e de outros poluentes, assim como o consumo de combustível ou energia.

Ícone com placa de direção NEDC e WLTP
PORQUE SURGE O WLTP?

Porque a atual norma NEDC (New European Driving Cycle) - cuja ultima atualização foi em 1997- tem sido criticada por especialistas e o público pelos dados irrealistas que produz (o ciclo de teste é demasiado brando, não responde ao tráfego atual e não tem em conta os equipamentos opcionais).

O QUE INDICA O WLTP?

O novo ciclo de teste WLTP indica os valores do consumo e emissões melhor alinhados com a realidade. O ciclo de condução do WLTP é mais rápido e dinâmico em comparação com o NEDC e considera os equipamentos opcionais.

Uma Frota da Škoda num fundo branco
QUANDO VAI A Škoda COMEÇAR A USÁ-LO?

O WLTP foi introduzido a 1 de setembro de 2017. Desde então, todos os novos veículos têm valores WLTP (aplica-se apenas aos novos veículos homologados). A partir de 1 de setembro de 2018, todos os veículos novos matriculados terão valores WLTP. A Škoda terá os seus primeiros dados WLTP em junho de 2018.

QUEM ESTÁ A INTRODUZIR O WLTP?

Mapa do mundo com os Países que usam o WLTP assinalados a verde

Legenda para o mapa:

Verde - União Europeia (28 países) Cinzento Claro - outros países Europeus (Suiça, Liechenstein, Noruega e Islândia) Preto - países candidatos: Turquia (WLTP aplica-se para veículos importados; para veículos produzidos localmente aplica-se o NEDC), Israel e outras regiões da UE (ainda não está claro): Ilha da Reunião, Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa, St Martin e Mayotte Cinzento Escuro - implementação parcial (plano): Coreia do Sul, Japão (WLTP sem teste na fase do ciclo"extra-high" ), Índia, China (apenas emissões de CO2 , NEDC é usado para os valores de consumo)

TUDO AO DETALHE

LINHA DO TEMPO

Linha do tempo com a introdução do WLTP

Dois veículos Škoda lado a lado num cenário citadino
WLTP mais abrangente do que o NEDC

O WLTP considera o equipamento adicional: pneus maiores, sistemas GPS e spoilers. Esta influência sobre o CO2 e o consumo é medida pelo impacto que este equipamento tem sobre o peso, a aerodinâmica e a resistência ao rolamento.

Um Škoda cinzento a descer uma estranha visto por trás
RDE (EMISSÕES EM CONDUÇÃO REAL)

RDE significa "emissões em condução real" e descreve o processo de medição em estrada , ou seja, é realizado na estrada e não em condições de ensaio normalizados, tal como o WLTP. O RDE está também a ser utilizado para verificar as emissões (NOx) medidas durante o procedimento de teste WLTP.

Vista lateral de um Škoda cinzento num fundo branco
SISTEMA PORTÁTIL DE MEDIÇÃO EM ESTRADA (PEMS)

Os testes RDE , emissões de gases de escape - Nox (óxido de nitrogénio), partículas (pó fino) ou outros- são medidos durante a condução m estrada utilizando o PEMS (Sistema portátil de medição em estrada).