› O concept representa a evolução consistente da linguagem de design Modern Solid
› No seu 130.º aniversário, a Škoda Auto apresenta uma antevisão dos futuros modelos no segmento de carrinhas, onde a marca é líder
› A estreia mundial do Škoda Vision O terá lugar em Munique, no próximo mês de setembro
A Škoda revela os primeiros detalhes do concept car Vision O, cuja estreia está marcada para Munique, no início de setembro. O estudo oferece uma antevisão do futuro da marca no segmento das carrinhas e define uma evolução da linguagem de design Modern Solid. Ao mesmo tempo, o Vision O reflete a tradição de 130 anos da Škoda e sublinha o compromisso da empresa com a inovação sustentável.
Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: "O estudo Škoda Vision O irá destacar o rumo futuro dos modelos de formato carrinha, sob a influência de novas tecnologias, da sustentabilidade e da vasta experiência da Škoda Auto neste segmento. Este será um dos nossos passos mais importantes no desenvolvimento e evolução da nossa linguagem de design, numa fase de transição da indústria automóvel.”
“Irá posicionar-nos para continuarmos a ser um interveniente de relevo no segmento das carrinhas, onde a Škoda Auto está presente desde a década de 1920. Estamos entusiasmados por apresentar este concept ao mundo no início de setembro de 2025, marcando uma nova era para a Škoda Auto. Fiquem atentos para mais informações, que serão divulgadas antes da estreia mundial do Škoda Vision O.”
O estudo Vision O apresenta uma evolução consistente da linguagem de design Modern Solid À primeira vista, o concept da carrinha apresenta uma silhueta elegante e distinta. O design é definido, sobretudo, pelos contornos de luz, pela carroçaria aerodinâmica, pelo para-brisas fortemente inclinado e pela linha suavemente descendente do tejadilho – características típicas dos modelos de formato carrinha da Škoda. A designação "Vision O" deriva do conceito de circularidade. Esta abordagem holística de reciclagem e reutilização de componentes minimiza o impacto ambiental do desenvolvimento e produção do veículo. Além disso, o concept destaca-se também pela combinação de funcionalidade com experiência do utilizador.
130 anos de uma história rica em carrinha bem-sucedidas e inovadoras
O concept Vision O dá continuidade ao legado do fabricante no segmento das carrinhas, que inclui modelos históricos como o L&K 110, conhecido pelas suas variantes de carroçaria versáteis. O mais bem-sucedido é o Škoda Octavia Break, lançado pela primeira vez em 1960. As versões modernas do Octavia Break já ultrapassaram o marco dos 3 milhões de unidades produzidas ao longo de quatro gerações desde 1998, tornando-o também no modelo carrinha mais vendido da história da Škoda. Lançado em 2008 com a segunda geração moderna do Superb, o Škoda Superb Break também é extremamente popular. Outros modelos carrinha de destaque incluem o Škoda 1101 Tudor Station Wagon (STW), com banco traseiro rebatível, bem como a gama de modelos Škoda 1200/1201/1202.