Kodiaq RS e Octavia RS

› As novas variantes RS dos Škoda Kodiaq e Octavia estão mais potentes do que nunca, graças a um motor 2.0 TSI de 195 kW (265 cv)

› Topos de gama desportivos com visuais específicos no exterior e no interior e equipamento de série ainda mais abrangente, incluindo pedal virtual e Kessy Advanced

› A sigla RS, abreviatura de “Rally Sport”, é sinónimo de elevado performance na Škoda há cerca de 50 anos, primeiro nos circuitos e, desde 2000, também na estrada

O novíssimo Škoda Kodiaq RS e o renovado Škoda Octavia RS são os mais recentes membros da família desportiva RS do construtor automóvel checo. Equipados com o novo motor 2.0 TSI de 195 kW (265 cv), ambos são mais potentes do que nunca, sem comprometer o conforto e a eficiência no dia a dia. A abreviatura RS representa a experiência em desportos motorizados nos modelos de produção da Škoda desde 2000. Em 2022, o Enyaq RS totalmente elétrico e o Enyaq RS Coupé juntaram-se à gama RS.

Klaus Zellmer, Škoda Auto CEO, afirma: “Que sensação! Os populares modelos RS da Škoda despertam a paixão dos clientes ao proporcionarem um desempenho estimulante. Tornaram-se ícones da condução ao combinarem emocionantes sensações desportivas, sentido prático quotidiano e acessibilidade com um forte apelo emocional. Desde o pioneiro Octavia RS, expandimo-nos para uma gama diversificada de modelos altamente cobiçados. O Kodiaq RS trouxe o entusiasmo RS para os SUV e, com o Enyaq RS e o Enyaq RS Coupé, fizemos uma transição perfeita desse espírito para a era elétrica. Agora, as novas versões RS da próxima geração do Kodiaq e do renovado Octavia estão a elevar ainda mais a sua dinâmica para cativar e estimular ainda mais entusiastas em todo o mundo.”

Mais potente do que nunca, com um vasto equipamento de série

As variantes RS do novíssimo Škoda Kodiaq e do renovado Škoda Octavia são, mais uma vez, topos de gama desportivos. Vêm equipados com um novo 2.0 TSI com 195 kW (265 cv), tornando-os mais potentes do que nunca. Além disso, ambos oferecem um extenso equipamento de série, como os faróis LED matrix de última geração, luzes traseiras LED com indicadores de mudança de direção dinâmicos e o sistema KESSY Advanced. Para além de numerosos detalhes da carroçaria com acabamento em preto brilhante, os modelos RS apresentam agora um design exterior ainda mais distinto, graças a elementos aerodinamicamente otimizados, tais como spoilers e difusores nos para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, bem como ponteiras de escape visíveis. O já baixo coeficiente de resistência aerodinâmica dos modelos foi ainda mais reduzido pelas grandes jantes de liga leve aerodinamicamente otimizadas, exclusivas do RS. Com diâmetros de até 19 polegadas no Octavia e 20 polegadas no Kodiaq, bem como pinças de travão pintadas a vermelho, apontam instantaneamente para as capacidades desportivas dos modelos. Incluída de série, a direção progressiva de desmultiplicação variável para ambos os modelos RS e uma suspensão desportiva rebaixada para o Octavia RS permitem caraterísticas de condução excecionais. No interior, as Design Selection apresentam bancos predominantemente pretos, painéis das portas com costuras vermelhas contrastantes e um forro do tejadilho preto, enquanto o sistema de infotainment e o Virtual Cockpit surgem com gráficos adaptados. Os bancos desportivos dianteiros ergonómicos, específicos para o RS e especialmente desenvolvidos, incluem apoios de cabeça integrados.

Škoda Kodiaq RS: segunda geração oferece ainda melhores performances e muito espaço

› O novo Kodiaq RS combina o novo motor 2.0 TSI com tração integral

› Detalhes exteriores específicos do RS em preto brilhante, grelha dianteira com faixa de luz horizontal, jantes de 20 polegadas, duas Design Selection à escolha

› O extenso equipamento de série inclui faróis LED Matrix, direção progressiva, DCC Plus e sistema de som Canton

A segunda geração do Škoda Kodiaq RS conta agora com um motor a gasolina 2.0 TSI mais potente, com 195 kW (265 cv) e 400 Nm de binário. Com os seus detalhes exteriores em preto brilhante que se estendem até ao pilar D, para-choques específicos e a faixa de luz horizontal da grelha dianteira, a versão mais desportiva do Kodiaq é instantaneamente reconhecida como um membro da família Škoda RS. O extenso equipamento de série inclui faróis LED Matrix, direção progressiva, DCC Plus e um sistema de som Canton.

Ainda mais potência e binário

Mesmo o modelo mais dinâmico do grande SUV da Škoda está disponível nos formatos de 5 e 7 lugares. A potência é cortesia do novo motor a gasolina 2.0 TSI com 195 kW (265 cv), que é combinado com uma caixa DSG de 7 velocidades altamente reativa e tração integral. A gestão eletrónica do motor está especificamente adaptada às caraterísticas do automóvel, às suas dimensões e à tração 4×4, o que permite um binário máximo de 400 Nm. O Kodiaq RS também vem equipado com Dynamic Sound Boost, garantindo uma sonoridade de motor emotiva.

Tração integral avançada

A tração integral é assegurada por uma embraiagem multidisco de controlo electro-hidráulico, apoiada por vários sensores que avaliam de forma contínua os momentos de condução. A unidade de controlo calcula e aplica a distribuição de potência ideal, permitindo que até 100% do binário seja redirecionado para o eixo traseiro e até 85% para uma única roda (em conjunto com o Bloqueio Eletrónico do Diferencial). A configuração da tração integral também aumenta a capacidade de reboque, permitindo ao Škoda Kodiaq RS puxar um atrelado com travões com um peso até 2.500 kg.

Chassis específico e direção progressiva para caraterísticas de condução dinâmicas

O Kodiaq RS dispõe de uma suspensão MacPherson com braços triangulares inferiores e barra estabilizador à frente e de uma suspensão multi-link com barra estabilizadora no eixo traseiro. É constituída por um braço longitudinal e três braços transversais, ou seja, quatro elementos. As funções específicas destes elementos para a transferência de força nas direções transversal e longitudinal são a base para a sua conceção única, assegurando uma cinemática ótima do eixo. O resultado são excelentes caraterísticas de maneabilidade e um conforto elevado. O Kodiaq RS também vem equipado de série com uma direção progressiva: esta contribui para melhorar a dinâmica e a manobrabilidade a baixa velocidade, reduzindo o número de voltas do volante de topo a topo.

Sistema de travagem potente com pinças vermelhas

Os discos de travão dianteiros e traseiros com pinças pintadas a vermelho são ventilados e dimensionados para corresponder à performance do veículo. A versão de 5 lugares está equipada com travões de disco de 17 polegadas com 340×30 milímetros no eixo dianteiro. O eixo dianteiro do modelo de 7 lugares tem travões de disco de 17 polegadas com 335×30 milímetros e pinças de pistão duplo. Os eixos traseiros de ambas as variantes estão dotados de travões de disco de 17 polegadas com 310×22 mm e pinças de um pistão.

Detalhes exteriores em preto, para-choques desportivos, grelha frontal com faixa de luz horizontal

Os pormenores exteriores em preto são uma imagem de marca dos modelos RS da Škoda. Assim, o Kodiaq RS de segunda geração surge com um acabamento em preto brilhante na estrutura da grelha, nas coberturas dos espelhos retrovisores exteriores, nas partes superiores das molduras das janelas, nas barras de tejadilho e no pilar D. O Kodiaq RS também tem um para-choques dianteiro distinto com várias partes em preto. Outro destaque exterior exclusivo é a grelha dianteira que apresenta uma faixa de luz horizontal. Como em todos os modelos Škoda RS, a traseira tem um refletor a toda a largura do veículo. As letras Škoda e a designação do modelo na porta da bagageira também são em preto, enquanto o para-choques traseiro e as soleiras laterais são pintados na cor da carroçaria. As ponteiras de escape em aço inoxidável polido são visíveis sob o para-choques traseiro. O logótipo RS redesenhado adorna a porta da bagageira e a grelha Škoda. As jantes de liga leve Elias de 20 polegadas, de série, têm um acabamento em preto polido e são exclusivas do RS. O Kodiaq RS está disponível com uma escolha de oito pinturas exteriores: uma cor sólida e um total de sete pinturas metalizadas, incluindo Bronx Gold Metallic.

Faróis LED Matrix e o novo DCC Plus de série

O abrangente equipamento de série inclui faróis LED Matrix com luzes dinâmicas de boas-vindas e função de curva, bem como luzes traseiras LED com indicadores dinâmicos, ligados por uma faixa decorativa vermelha. O sistema KESSY Advanced, com Open On Approach e Walk Away Locking, também vem de série, assim como o melhorado e mais recente DCC Plus Dynamic Chassis Control. O DCC Plus oferece 15 regulações que vão do confortável ao desportivo e ajusta continuamente os amortecedores. Utiliza amortecedores com duas válvulas independentes para que o controlo do amortecimento de compressão e o controlo do amortecimento de retorno possam ser separados. Anteriormente, era utilizada uma única válvula para ambas as funções. Esta nova solução proporciona uma resposta mais rápida dos amortecedores e alarga a gama de caraterísticas de amortecimento, para melhorar ainda mais a dinâmica e o conforto de condução. O Driving Mode Select também está incluído de série, permitindo aos condutores escolher entre os modos Eco, Comfort, Normal, Sport, Individual e Snow, cada um com a correspondente regulação eletrónica do amortecimento, e oferece também um modo Off-Road.

Duas opções de interior desportivo e vidros laterais acústicos de série

O Kodiaq RS tem uma longa distância entre eixos de 2.791 mm, o que dá lugar a um interior espaçoso para o qual estão disponíveis duas Design Selection. A RS Lounge Design Selection, de entrada de gama, inclui bancos desportivos com apoios de cabeça integrados e estofos em Suedia/pele artificial preta com costuras vermelhas em contraste. Tal como a maior parte do interior, o forro do tejadilho tem um acabamento em preto desportivo. A parte de design do painel de instrumentos, as inserções das portas e o apoio de braços central são também revestidos em Suedia preto. O RS Suite Design Selection opcional inclui bancos desportivos com apoios de cabeça integrados e pele preta perfurada/pele artificial com costuras em contraste vermelho. A parte de design do painel de instrumentos, as inserções das portas e o apoio de braço central são revestidos em pele artificial preta. O Kodiaq RS está equipado com um volante desportivo multifunções de três raios com pespontos vermelhos e um emblema RS. O vidro laminado das janelas laterais acústicas à frente e atrás assegura um isolamento acústico ainda melhor. O Kodiaq RS complementa o seu Virtual Cockpit de 10 polegadas com um ecrã de infotainment independente de 10 ou 13 polegadas (dependendo do mercado), que apresenta um logótipo de boas-vindas RS. Para uma melhor experiência de som no automóvel, o sistema de som Canton é fornecido de série no RS.

Octavia RS: a atualização do topo de gama desportivo do best-seller

› Motor 2.0 TSI mais potente com 195 kW (265 cv), 370 Nm de binário e um novo escape desportivo, disponível em duas variantes de carroçaria

› As caraterísticas típicas do RS incluem detalhes exteriores pretos e faixa refletora vermelha na traseira

› Suspensão desportiva, diferencial de deslizamento limitado e faróis LED Matrix de série, duas Design Selection à escolha

A lendária designação RS tem sido utilizada para identificar as versões mais desportivas do Octavia desde 2000, agora já na sua quarta geração moderna. Para além dos detalhes em preto brilhante e do motor 2.0 TSI, agora com 195 kW (265 cv), o Octavia RS também vem com faróis LED Matrix de série. As Design Selection RS Fabric e RS Suedia estão disponíveis exclusivamente para o Octavia RS. A Škoda continua a oferecer o seu best-seller em dois formatos de carroçaria.

Quase metade de todos os Octavia RS são vendidos na Alemanha

Há 25 anos, a primeira geração do Škoda Octavia RS estabeleceu a tradição da marca de topos de gama desportivos com a lendária combinação de letras “RS”. Agora, na sua quarta geração, o renovado Octavia RS continua a ser o Škoda mais dinâmico da gama ICE - tudo isto sem comprometer o conforto e a relação qualidade/preço. O Škoda Octavia Break RS levou para casa o prestigiado prémio Volante Dourado 2024 na categoria de automóveis do segmento médio. O Škoda Octavia também ganhou vários prémios internacionais, como o Red Dot Award 2020. Na Alemanha, o seu mercado mais importante, os troféus conquistados incluem vários prémios Best Car da revista automóvel “auto motor und sport”, e no seu país natal, a República Checa, foi eleito o vencedor do Fleet Derby 2021. Também ganhou vários prémios Family Car no Reino Unido. A Škoda vendeu mais de 350.000 Octavia RS até à data. Os maiores mercados são a Alemanha, que representou quase metade do total de vendas com 46,5%, a República Checa com 8,8% e o Reino Unido com 7,5%.

Motor mais potente e um novo sistema de escape desportivo

Para a Škoda, o desenvolvimento do novo Octavia RS significou a introdução de vários melhoramentos. O novo motor 2.0 TSI debita agora 195 kW (265 cv) de potência, um aumento de 15 kW (20 cv) em relação ao antecessor, e 370 Nm de binário. Está sempre acoplado a uma caixa automática DSG de 7 velocidades e à tração dianteira. No arranque, o hatchback atinge os 100 km/h em 6,4 segundos; a Break fá-lo em 6,5 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h. O Octavia RS está agora equipado de série com um novo escape desportivo. No Modo de Condução Sport, a ECU (unidade de controlo do motor) proporciona respostas mais rápidas ao acelerador e em desaceleração. O novo Octavia RS também oferece a função “Emotion Start”, ativada através de uma pressão perlongada no botão de arranque: as rotações do motor sobem até às 2.100 rpm durante o arranque, resultando num som mais envolvente. A função é acionada ao ligar a ignição, fazendo com que o automóvel arranque com as rotações elevadas quando é solicitado que se carregue no pedal do travão.

Chassis desportivo rebaixado e direção progressiva

O equipamento de série do Octavia RS inclui um chassis desportivo com molas mais curtas e amortecedores específicos com definições mais rígidas que reduzem a distância ao solo em 15 milímetros. Juntamente com a direção progressiva recentemente afinada e o diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente (VAQ), assegura uma excelente motricidade e uma experiência de condução dinâmica em qualquer situação. O Controlo Dinâmico do Chassis (DCC) adaptativo específico para o RS está disponível como opção. Permite ao condutor selecionar o modo Normal, Comfort, Sport ou Individual para as definições do chassis. Tal como o Kodiaq RS, o Octavia RS tem uma suspensão MacPherson com braços triangulares inferiores e barra estabilizadora no eixo dianteiro e uma suspensão multi-link com um braço longitudinal e três braços transversais e barra estabilizadora no eixo traseiro. Uma caraterística distintiva do Octavia RS são os seus pneus exclusivos de alta performance, concebidos para uma condução dinâmica e desportiva, proporcionando uma maior aderência e distâncias de travagem mais curtas.

Tecnologia de diferencial avançada

O Octavia RS está equipado com o VAQ, uma tecnologia originalmente desenvolvida para a competição. Trata-se de uma embraiagem electro-hidráulica de discos múltiplos que pode bloquear a velocidade das rodas motrizes através do diferencial. Uma unidade de controlo integrada permite o controlo preditivo do binário para evitar a perda de tração. Com um binário máximo de bloqueio de 1.600 Nm, representa uma alternativa à função XDS+ nos modelos Octavia convencionais, que só suporta até 500 Nm. O sistema VAQ funciona em dois modos de condução - Normal e Sport. O VAQ revela-se útil em várias situações de condução. Quando confrontado com uma curva, direciona mais binário para a roda exterior, permitindo uma condução mais rápida em curva, mantendo a estabilidade. Ao conduzir em linha reta numa superfície onde a tração do lado direito é inferior aos níveis do lado esquerdo, direciona mais binário para a roda que se desloca na superfície com maior aderência, permitindo uma condução mais rápida e estável. O sistema de travagem do Octavia RS inclui travões de disco ventilado com 340×30 milímetros à frente e 310×22 milímetros atrás. Equipados com pinças de um pistão que asseguram um excelente desempenho de travagem, estão à altura da potência do veículo.

Faróis LED Matrix de série e jantes com design exclusivo RS

Os diversos e caraterísticos detalhes RS enfatizam a aparência desportiva do automóvel. A grelha da Škoda, as molduras das janelas e os espelhos retrovisores têm acabamento em preto brilhante, tal como as barras de tejadilho da Octavia Break RS. Também podem ser encontrados detalhes em preto no distinto avental dianteiro. A secção traseira é dominada por um difusor pintado de preto. No típico estilo RS, a saia traseira apresenta uma faixa refletora vermelha que se estende a toda a largura do veículo. Os vidros laterais traseiros e o vidro traseiro são escurecidos (“Sunset”). Exclusivas do Octavia RS são as jantes de liga leve Comet de 18 polegadas, pretas e aerodinamicamente otimizadas, disponíveis em preto brilhante como opção, e as novas jantes de liga leve Elias polidas de 19 polegadas em prateado ou antracite com grandes frisos aerodinâmicos pretos. Os modelos RS são as únicas variantes do Octavia que estão equipadas de série com faróis LED Matrix, incluindo luzes traseiras LED com indicadores de mudança de direção dinâmicos e a função Coming/Leaving Home. Um portão traseiro elétrico com um pedal virtual e a função KESSY avançada também são de série. O novo logótipo RS é apresentado no emblema exterior, bem como no interior.

Um toque desportivo no interior

O interior do Škoda Octavia RS tem acabamentos predominantemente em preto desportivo. O ecrã central de 13 polegadas e o sistema de navegação estão incluídos de série, tal como a cobertura de carga automaticamente retrátil na Break. O interior apresenta bancos desportivos com apoios de cabeça integrados, o novo logótipo RS e estofos em tecido acolchoado com costuras vermelhas nos apoios dos bancos de série. A secção de design do painel de instrumentos é revestida a neopreno e tem costuras contrastantes em vermelho. Os painéis de acabamento das portas são em pele artificial. As faixas decorativas nas portas têm um acabamento em preto brilhante, enquanto o painel de instrumentos apresenta acabamentos em Black Middle Carbon. O volante desportivo multifunções de três raios com patilhas de mudança de velocidades está revestido a pele, enquanto os pedais têm um acabamento em aço inoxidável.

Na versão opcional RS Suedia Design Selection, os bancos desportivos apresentam revestimentos perfurados feitos de microfibra Suedia e pele artificial. A superfície do assento e o encosto do banco apresentam costuras vermelhas adicionais. Os bancos ergo-conforto estão equipados de série com regulação elétrica, função de memória e regulação da profundidade da almofada do assento. Oferecem também apoio lombar regulável e uma função de massagem de série. A combinação de Suedia e couro artificial também pode ser encontrada nos painéis das portas na RS Suedia Design Selection. A secção de design do painel de instrumentos é revestida em Suedia e apresenta linhas duplas de costuras contrastantes em vermelho.