Os proprietários de veículos 100 % elétricos e de veículos a hidrogénio (célula de combustível) matriculados a partir de 1 de abril de 2017 têm a possibilidade de optar por uma matrícula elétrica. Os proprietários de veículos elétricos já matriculados podem também mudar para uma matrícula E.
Para além de automóveis e veículos comerciais ligeiros (com peso bruto máximo até 3,5 toneladas), motociclos e ciclomotores movidos exclusivamente a eletricidade ou hidrogénio também podem ser equipados com uma matrícula elétrica.
Com a matrícula elétrica verde, enquanto identificação uniforme dos veículos elétricos, podem ser implementados em toda a Áustria, por parte de regiões, cidades e municípios, diversos incentivos - sem necessidade de sinalizações adicionais nos veículos.
Entre as vantagens possíveis incluem-se, por exemplo:
Os lugares de estacionamento em estações de carregamento podem ser legalmente reservados a veículos elétricos durante o carregamento. Desta forma, garante-se que estes lugares não são ocupados ou bloqueados por veículos que não estejam a carregar ou que não sejam veículos elétricos.
A mudança pode ser efetuada mantendo o registo ativo, através da substituição das matrículas, conservando a mesma combinação de letras e números, junto da entidade de registo. Após o pedido, o processo pode demorar até uma semana. Neste caso, aplicam-se custos de 21 euros para as chapas de matrícula. Em alternativa, é possível optar por uma nova matrícula. Neste procedimento, os custos são de 21 euros para as novas chapas de matrícula, acrescidos de 1,95 euros relativos à necessária nova vinheta §57a. A nova matrícula pode ser levantada de imediato.
Em princípio, é possível solicitar uma matrícula elétrica em regime de matrícula alternada. No entanto, existe uma condição essencial: ambos os veículos têm de ser veículos elétricos.
A matrícula elétrica é opcional. Assim, cabe a cada proprietário decidir se pretende utilizar uma matrícula com identificação elétrica ou uma matrícula normal.