Um ícone reinventado: o radical Škoda 110 R

E se o icónico coupé da Škoda renascesse hoje com a linguagem de design Modern Solid? Os designers da Škoda Auto voltaram a inspirar-se no rico património da marca para criar interpretações modernas de modelos lendários. Entre elas, destaca-se uma nova e impressionante visão do coupé 110 R.

O Škoda 110 R é, sem dúvida, um ícone. Na sua época, este elegante coupé tornou-se o sonho de inúmeros condutores e foi também a base de várias versões de competição que conquistaram vitórias em alguns dos circuitos mais prestigiados do mundo. Ainda hoje, o “Erko” é um clássico muito apreciado pelos entusiastas. Um desses admiradores é Richard Švec, designer e membro da equipa de modelação digital da Škoda Design.

“Sempre tive uma paixão por automóveis elegantes. Gosto da combinação de volumes puros com detalhes simples, algo que o 110 R personifica na perfeição”, explica. “O que também sempre me impressionou foi a forma como este modelo entrou no mundo do desporto motorizado.”

A sua interpretação moderna de como poderia ser o 110 R hoje está longe de ser retro. “Não quis seguir o caminho retro. O meu objetivo era criar uma forma totalmente nova, integrando de forma subtil alguns elementos característicos do 110 R. Quis que o design transmitisse inovação ao máximo”, afirma Richard. Captar o espírito do original sem depender demasiado do passado não foi tarefa fácil. “Cada elemento teve de ser tratado com cuidado — para não cair no retro e, ao mesmo tempo, preservar a identidade do carro. Desde o início, ficou claro que encontrar o equilíbrio certo entre proporções e volumes seria a chave”, conclui o designer.

Um toque de desporto motorizado O conceito do 110 R de Richard mantém a sua elegância, definida por superfícies limpas e despojadas, com o mínimo de distrações — uma abordagem fiel tanto ao coupé original como à filosofia atual da linguagem de design Modern Solid da Škoda. Para sublinhar a herança no mundo do desporto motorizado, integrou guarda-lamas alargados e detalhes como uma roll cage no interior, jantes de aperto central e nervuras na parte dianteira do capot — uma homenagem ao lendário Škoda 130 RS.

Na visão de Richard, o 110 R moderno é um carro para jovens condutores que adoram o desporto motorizado, mas que também procuram um coupé elegante para o dia a dia. “A forma do carro é fortemente definida, inclinando-se mais para a precisão geométrica do que para a modelação orgânica”, explica. As superfícies puras contrastam com detalhes escuros no spoiler dianteiro, saias laterais e difusor traseiro. Uma entrada de ar funcional sob a janela lateral traseira remete para as entradas do motor do modelo original e, nesta reinterpretação elétrica, poderia servir para arrefecer a bateria.

Tecnologia de ponta Em vez de tentar replicar todos os elementos característicos do 110 R original, Richard Švec concentrou-se em modernizar a própria ideia de um coupé desportivo. A sua visão incorpora, por isso, diversas funcionalidades inovadoras. Entre elas, pequenas câmaras que substituem os espelhos retrovisores tradicionais e faróis ocultos — escondidos sob coberturas que só deslizam quando necessário.

“A iluminação é um dos elementos que revela a época de um automóvel. Reinterpretar os faróis redondos e as óticas traseiras retangulares teria levado o design demasiado para o território retro”, explica. Em vez disso, introduziu elementos totalmente novos para a Škoda, como a assinatura luminosa Tech-loop, recentemente apresentada ao mundo através do conceito Škoda Vision O.

Na dianteira, todos os sensores necessários e as luzes diurnas LED verticais estão integrados num painel preto contrastante, acompanhado por um logótipo Škoda iluminado. Na traseira, o logótipo iluminado surge isolado como peça central distinta do painel traseiro. O logótipo moderno aparece ainda nas tampas aerodinâmicas das jantes e até nos vidros traseiros.

Richard criou a sua visão moderna deste modelo lendário utilizando métodos tradicionais. Esboçou primeiro as proporções e formas básicas em papel e depois aperfeiçoou todo o design digitalmente no computador, onde também produziu um modelo 3D do carro. Isso acrescenta realismo a toda a visão. “O 110 R está muito próximo do meu coração, especialmente pela sua herança no desporto motorizado”, afirma Richard sobre o processo criativo. Graças à sua paixão, este 110 R moderno tem alma, tal como o carro original tinha.