O novo Elroq RS

› Topo de gama 100% elétrico com 250 kW de potência

› O modelo da Škoda com a mais rápida capacidade de carregamento e com a melhor aceleração: até 185 kW e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos

› Equipamento de série abrangente, incluindo chassis desportivo, faróis LED Matrix de última geração e acessórios específicos RS, possíveis de adicionar ao já de si completo equipamento de série do Elroq

› Acessórios exteriores pintados de preto, jantes exclusivas RS em liga leve até 21 polegadas e interior desportivo com estofos em Suedia

A Skoda Auto está a lançar o topo de gama desportivo RS seis meses após a estreia mundial do novo Skoda Elroq, que compete no popular segmento dos SUV compactos elétricos. O mais recente membro da família RS tem dois motores elétricos que debitam uma potência máxima de 250 kW, contando com sistema de tração integral. O Skoda Elroq RS é capaz de uma autonomia superior a 540 km em ciclo WLTP, contando com acessórios específicos da linha RS e uma completa oferta de equipamento de série. É, também, o mais rápido automóvel da Skoda na aceleração de 0 a 100 km/h, precisando apenas de 5,4 segundos para alcançar essa meta.

Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto, afirma: “O Elroq RS representa o próximo e importante passo da Škoda na abordagem ao futuro eletrificado. Ao aliar o nosso prestigiado legado RS com tecnologia inovadora, nasce este novo modelo topo de gama, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos. O Elroq RS oferece esta performance emocionante aliada a uma autonomia superior a 540 km. O nosso primeiro SUV compacto elétrico está a conquistar o mercado nos primeiros meses de comercialização. Em abril, foi o modelo 100% elétrico mais vendido na Europa e, até ao final de maio, já contabilizava cerca de 70.000 encomendas. Estes números confirmam o estatuto do Elroq como uma escolha apelativa. Estamos confiantes de que o Elroq RS vai contribuir para esta história de sucesso e estabelecerá novos padrões, ao oferecer uma combinação excecional de prazer de condução e versatilidade no dia a dia”.

Johannes Neft, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico, afirma: “Por tradição, os modelos RS da Škoda combinam elevada competência dinâmica com imagem desportiva, com enorme equilíbrio entre as características de condução e o sentido prático na utilização. O Elroq RS não é exceção: o mais recente membro da família RS oferece 250 kW de potência máxima e uma autonomia para até 540 km, enquanto a suspensão adaptativa DCC combina na perfeição conforto com dinamismo. Em termos de design, o Škoda Elroq RS introduz a nova linguagem Modern Solid para os elementos da família RS. A sua característica Tech-Deck Face com acabamento em preto brilhante combina na perfeição com os restantes pormenores decorativos em preto que são uma imagem de marca da maioria dos nossos modelos de características mais dinâmicas. Este conjunto apelativo faz do Elroq RS o companheiro perfeito para uma utilização quotidiana”.

Ação de lançamento com a Imprensa no Norte da República Checa

O lançamento para a Imprensa decorre no centro de testes Aurel Polygon, no norte da República Checa — a 30 minutos de carro de Mladá Boleslav, onde o Elroq é fabricado. O Polygon é um centro de desenvolvimento e inovação para testes intensivos das tecnologias, dos veículos e dos seus componentes. Uma ampla variedade de testes funcionais, de durabilidade e outros é aqui realizada. A zona de provas de 52.000 m² inclui pistas de teste para sistemas avançados de assistência, travagem e estabilidade. Existe uma estrada de gravilha para testar a durabilidade da carroçaria e de outros componentes do veículo, e uma zona especial é utilizada para testar veículos para além dos seus limites operacionais. Os veículos podem ainda ser testados em superfícies como calçada e pavimento ondulado.

Bateria de 84 kWh, autonomia elétrica superior a 540 km, carregamento rápido até 185 kW

No Škoda Elroq RS, os motores elétricos — no eixo dianteiro e no eixo traseiro — desenvolvem uma potência total de 250 kW e garantem a tração integral. Tal como o Enyaq RS, o Elroq RS acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, sendo estes dois veículos os modelos de produção Škoda com a aceleração mais rápida até à data, com uma velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de alta tensão é composta por doze módulos, oferecendo uma capacidade bruta total de 84 kWh (79 kWh úteis), permitindo uma autonomia elétrica máxima de mais de 540 quilómetros no ciclo WLTP. Capacidades de carregamento de até 185 kW em estações de carregamento rápido DC permitem carregar a bateria de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. O carregamento AC a 11 kW leva a bateria de 0 a 100% em 8 horas. O Elroq RS atinge um coeficiente aerodinâmico tão baixo quanto 0,267.

Chassis adaptativo e faróis LED Matrix de série; jantes exclusivas

Detalhes exteriores em preto e jantes exclusivas de liga leve até 21 polegadas sublinham o aspeto dinâmico do veículo. O chassis adaptativo e a direção progressiva proporcionam uma dinâmica excecional em qualquer situação. O equipamento de série inclui faróis LED Matrix de última geração e luzes traseiras LED com indicadores de mudança de direção dinâmicos. O banco do condutor ajustável eletricamente com função de massagem também faz parte do equipamento de série. Está disponível para o passageiro da frente como parte do pacote opcional Maxx.

Linguagem de design Modern Solid com Tech-Deck Face e Light Band

Tal como todos os modelos da gama Elroq, a variante RS caracteriza-se pela nova Tech-Deck Face em preto brilhante, integrando múltiplos sensores, incluindo radar. A Light Band, composta por “pestanas” verticais, surge de série, tal como os faróis LED Matrix. O seu visual de quatro olhos é uma assinatura da gama SUV da Škoda. As luzes traseiras LED com indicadores dinâmicos também estão incluídas de série. Como parte da animação Coming/Leaving Home, também de série, o Light Band cria um espetáculo de luzes quando o condutor tranca ou destranca o veículo, ou simplesmente se aproxima com a chave no bolso. Os segmentos iluminados acendem-se gradualmente quando o veículo é destrancado e apagam-se lentamente quando é trancado.

Estilo RS característico: detalhes a preto e nova cor exclusiva mate

Os elementos visuais RS característicos sublinham a aparência dinâmica do design exterior. Os frisos das janelas laterais, barras de tejadilho, inscrições no capot e na porta da bagageira, e as capas dos espelhos retrovisores, são todos em preto brilhante. O para-choques dianteiro é específico desta versão e o traseiro apresenta a faixa refletora contínua típica RS. As asas dianteiras ostentam emblemas RS. O veículo pode ser encomendado em onze cores exteriores: quatro sólidas, seis metalizadas e um novo acabamento mate cinzento exclusivo, disponível apenas para o Elroq RS. O acabamento mate de edição limitada é combinado com detalhes em preto brilhante, como os puxadores das portas, espelhos laterais e o spoiler traseiro. As jantes de liga leve Draconis de 20 polegadas em preto metalizado com inserções em preto mate são de série, enquanto as novas jantes Vision de 21 polegadas em antracite metálico estão disponíveis como opção. Os vidros traseiros e laterais traseiros escurecidos SunSet e os vidros laterais acústicos garantem conforto em qualquer situação de condução, além de um visual elegante.

Design Selection específica para o interior

No interior, a exclusiva Design Selection RS Lounge apresenta superfícies em preto. Combina estofos em microfibra Suedia perfurada e não perfurada com couro sintético, decoração com aparência de carbono e pespontos em contraste verde lima. A secção decorativa do tablier é revestida com Suedia preta, que também se encontra nos painéis das portas. O volante desportivo de três raios, aquecido, ostenta o emblema RS e é revestido a pele perfurada. As coberturas dos pedais em aço inoxidável e os bancos dianteiros desportivos aquecidos com apoios de cabeça integrados completam o apelo dinâmico no interior. O banco do condutor é ajustável eletricamente e oferece funções de massagem e memória, bem como ajuste do apoio lombar de série. O pacote opcional Maxx adiciona este ajuste elétrico com funções de massagem e memória ao banco do passageiro dianteiro. O ar condicionado Climatronic de 3 zonas também faz parte deste pacote de equipamento. A iluminação ambiente ilumina os painéis das portas dianteiras e traseiras, as zonas dos pés à frente e atrás, os puxadores das portas, a consola central e o tablier. As cortinas manuais para os vidros laterais traseiros estão incluídos no pacote opcional Advanced. Os airbags laterais traseiros são de série no Elroq RS.

Ecrã de infotainment de 13 polegadas de série; head-up display com Realidade Aumentada como opção

O Digital Cockpit de 5 polegadas e o ecrã de infotainment de 13 polegadas faz parte do equipamento de série. O head-up display com Realidade Aumentada faz parte do pacote opcional Advanced. Todos incluem grafismos específicos RS. O botão de aquecimento no ecrã de infotainment ativa ou desativa até quatro funções de aquecimento em simultâneo. O Škoda Elroq RS inclui, de série, quatro portas USB-C de carregamento rápido com potência até 45 W.

Adicionalmente, a Phone Box com carregamento sem fios e ventilação oferece uma potência de carregamento de até 15 W. O sistema de som de 12 altifalantes, desenvolvido com a CANTON e disponível opcionalmente como parte do pacote Advanced, proporciona uma potência total de 675 W. A porta da bagageira operada eletricamente com o Virtual Pedal proporciona acesso fácil e cómodo ao compartimento de bagagem com capacidade entre 470 e 1.580 litros. Uma das funcionalidades Simply Clever específicas da marca no Škoda Elroq RS é o QR Code na bagageira. Este permite aceder facilmente a instruções de funcionamento e a vídeos sobre as diversas funções da bagageira num smartphone ou tablet.

Dois sons exteriores de proteção de peões, Sport e Futuristic, podem ser selecionados através do menu do infotainment. A preparação para engate de reboque está incluída de série, sendo possível adicionar o acionamento elétrico como opção. O Škoda Elroq RS pode rebocar atrelados com travão até 1.400 kg em inclinações de 8% ou 1.200 kg em declives de 12%.

Suspensão DCC com afinação específica e barras estabilizadoras reforçadas de série

A nova configuração da direção progressiva foi ajustada para se adequar à afinação específica do chassis RS, proporcionando uma condução mais desportiva. O Driving Mode Select oferece ainda um modo de tração especial em conjunto com a tração integral. O chassis adaptativo DCC está disponível de série; as suas definições são adaptadas às dimensões mais compactas do Elroq RS. A versão RS permite uma ampla gama de definições dos amortecedores, com até 15 parâmetros ajustáveis para configurar um modo Individual. Cada amortecedor DCC possui uma válvula eletromagnética sofisticada que abre e fecha em milissegundos, regulando o fluxo de óleo consoante a situação de condução e o modo selecionado.

Os parâmetros dos amortecedores são geridos por sinais de entrada como a velocidade do veículo, aceleração da carroçaria, rolamento e inclinação, carga total do veículo, posição do acelerador, ângulo do volante, entre outros. O sistema inclui três acelerómetros, três sensores de posição das rodas e uma unidade de controlo, que recebe também dados de outras unidades do veículo como o motor, ESC e direção. A melhor dinâmica em qualquer situação é assegurada pelo eixo dianteiro de arquitetura MacPherson com braços triangulares inferiores e barra estabilizadora transversal, combinado com suspensão multibraços com cinco braços transversais e estabilizador de torção na traseira. Os ajustes específicos dos amortecedores DCC permitem uma ampla gama de definições em até 15 parâmetros individuais. A combinação de pneus desportivos e as características de direção adaptadas aos ajustes do chassis RS proporcionam um comportamento mais dinâmico e com melhor feedback para um controlo ideal do veículo.

Nova versão do Travel Assist e KESSY Advanced de série

As extensas funcionalidades de conectividade do Škoda Elroq RS permitem a integração de numerosos sistemas inteligentes de segurança e assistência. A mais recente versão do Travel Assist, incluída de série, combina o Adaptive Lane Assist, Cruise Control Adaptativo Preditivo, Traffic Jam Assist, Emergency Assist e Side Assist. Inclui, de série, a utilização de dados online. O KESSY Advanced também faz parte do equipamento de série. Com a sua função Open-On-Approach, o sistema destranca as portas e a bagageira quando o detentor da chave se aproxima a 1,5 metros do carro. A função Walk-Away Locking bloqueia automaticamente o Elroq RS quando a chave se afasta mais de 2,5 metros. O sistema de navegação fornece alertas online em tempo real sobre acidentes, avarias e condições de estrada escorregadias nas imediações.

Estacionamento inteligente através de smartphone

A aplicação MyŠkoda atualizada suporta novas funções do opcional Intelligent Park Assist. O Remote Park Assist permite ao veículo entrar automaticamente em lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares enquanto o proprietário controla a manobra através da aplicação MyŠkoda no smartphone. O sistema, baseado em Bluetooth, exige que o proprietário permaneça junto ao veículo com a chave na mão. Após selecionar o tipo de manobra, o Elroq RS gere autonomamente a direção, a travagem e os movimentos. A funcionalidade Remote Trained Parking também é controlada através da aplicação MyŠkoda. Quando o veículo atinge uma das até cinco aproximações de estacionamento previamente memorizadas, pode posicionar-se automaticamente. Durante o processo, o proprietário não precisa de estar dentro do veículo, iniciando e monitorizando a manobra através do smartphone.

O legado RS — sucesso nos ralis e em várias competições em todo o mundo

O Elroq RS dá continuidade à tradição de 25 anos dos modelos desportivos RS da Škoda, iniciada em 2000 com o Octavia RS de primeira geração. Em 2003, a gama RS expandiu-se com o Fabia RS, seguido por um modelo de segunda geração, incluindo variante carrinha. Em 2018, o Kodiaq RS tornou-se o primeiro modelo RS no segmento SUV da Škoda. Em 2022, a Škoda apresentou a família totalmente elétrica Enyaq RS. Ambos os modelos oferecem tração integral com dois motores e inicialmente uma potência de 220 kW. A potência aumentou para 250 kW em 2023, tornando-os os veículos de produção mais potentes da história da Škoda até à data. No mês passado, a Škoda apresentou a nova família Enyaq RS, agora também com a linguagem de design Modern Solid, incluindo a distinta Tech-Deck Face.

A designação “RS” da Škoda está em uso há mais de 50 anos, entusiasmando os fãs dos modelos de alta performance da marca. No entanto, a história do desporto motorizado da marca começou muito antes — há 124 anos e, curiosamente, sobre duas rodas.

Em junho de 1901, o fabricante checo estreou-se na competição na corrida Paris - Berlim, com 1.196 km de distância. O primeiro grande sucesso com um carro de competição Škoda deu-se em janeiro de 1936, quando o Škoda Popular ficou em segundo lugar no lendário Rali de Monte Carlo, na classe até 1.500 cc. Em competições internacionais, a Škoda destacou-se com o Octavia Touring Sport — TS em resumo — que obteve três vitórias consecutivas de classe no “Monte” em 1961, 1962 e 1963.

Os anos 70 marcaram o início da era RS na Škoda Motorsport. Em 1974, foram desenvolvidos os protótipos de rali 180 RS e 200 RS. No ano seguinte, surgiu o lendário Škoda 130 RS, com vitórias como o duplo triunfo na sua classe no Rali de Monte Carlo de 1977. Em 1981, a Škoda e o 130 RS sagraram-se campeões europeus na classificação de marcas do Campeonato Europeu de Carros de Turismo. O Škoda Favorit acumulou quatro triunfos consecutivos na sua classe no “Monte” entre 1991 e 1994. Após o Škoda Octavia WRC no virar do milénio, várias versões de rali do Škoda Fabia enriqueceram a história de sucesso. Os Fabia R5, Fabia R5 evo e o atual Fabia RS Rally2 conquistaram um total de 16 campeonatos mundiais de pilotos e equipas na categoria WRC2 desde 2015, alcançando cinco vitórias em Monte Carlo.