› Novo Škoda Elroq obteve a pontuação máxima de 5 estrelas nos testes Euro NCAP, a referência europeia em matéria de segurança em caso de colisão
› Os modelos Enyaq e Octavia voltam a confirmar os seus excecionais níveis de segurança, mesmo face aos critérios mais exigentes introduzidos este ano
Todos os novos modelos Škoda desenvolvidos desde 2008 alcançaram a classificação de 5 estrelas em matéria segurança
A organização independente de defesa do consumidor Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) testou o novo Škoda Elroq, atribuindo ao SUV compacto totalmente elétrico a classificação máxima de 5 estrelas. Também os modelos Enyaq e Octavia mantiveram este ano a pontuação máxima, demonstrando que continuam entre os automóveis mais seguros do mercado, mesmo perante os critérios mais rigorosos que o Euro NCAP introduzirá em 2025. Estes resultados reforçam o historial sólido da Škoda em matéria de segurança: todos os modelos desenvolvidos desde 2008 conquistaram a classificação máxima de 5 estrelas nos testes Euro NCAP.
Na categoria de Proteção de Ocupantes Adultos — a primeira das quatro áreas avaliadas — o Škoda Elroq obteve uma pontuação de 90%, significativamente acima dos 80% exigidos para a atribuição das 5 estrelas. A avaliação inclui quatro testes de colisão: impacto frontal a 50 km/h com uma barreira deformável móvel, impacto frontal a 50 km/h contra uma parede rígida, impacto lateral a 60 km/h com uma barreira móvel, e impacto lateral contra um poste a 32 km/h. A análise considera ainda a proteção contra lesões cervicais em caso de embate traseiro e os sistemas de segurança pós-colisão, como o travão multicolisão e o rebaixamento automático dos vidros em testes de submersão.
Na categoria de Proteção de Ocupantes Criança, o Škoda Elroq alcançou uma pontuação de 87%. Nos testes de impacto frontal e lateral, os bonecos de teste infantil registaram níveis de esforço extremamente reduzidos, o que resultou numa avaliação totalmente positiva (nível verde) nesta categoria. O Elroq obteve ainda a pontuação máxima no que respeita à facilidade de instalação e à compatibilidade com uma vasta gama de cadeiras de criança disponíveis no mercado. Na terceira categoria — Proteção de Utilizadores Vulneráveis da Estrada (VRU), que abrange peões, ciclistas e motociclistas — o Škoda Elroq obteve uma pontuação de 77%. Esta avaliação mede a capacidade do veículo para evitar acidentes através de sistemas avançados de deteção. Os testes simulam vários cenários do mundo real, como a travessia de peões ou ciclistas, a presença de utilizadores vulneráveis a mover-se longitudinalmente, bem como a deteção durante manobras de viragem ou marcha-atrás. Estas situações são avaliadas tanto de dia como durante a noite. Uma das funcionalidades mais recentes nesta área é o assistente de abertura de portas, que alerta os ocupantes ao sair do veículo caso um ciclista ou motociclista se aproxime pela traseira. Quando a colisão é inevitável, os testes de impacto medem os potenciais níveis de lesão com recurso a dispositivos que simulam o impacto na cabeça (de adulto e de criança), membros superiores e inferiores.
Na categoria Assistência à Condução (Safety Assist), que avalia os sistemas de apoio ao condutor, o Škoda Elroq alcançou uma pontuação de 78%. Esta área analisa a capacidade do veículo para evitar colisões com outros automóveis em diversos cenários, bem como a eficácia dos sistemas de assistência à manutenção na faixa de rodagem — onde o Elroq obteve a pontuação máxima.
Os modelos Škoda Enyaq e Škoda Octavia também cumpriram os critérios mais exigentes introduzidos na avaliação deste ano, garantindo novamente a classificação máxima. O Škoda Enyaq igualou o resultado obtido em 2021, enquanto o Škoda Octavia foi agora testado pela terceira vez. Depois de conquistar as 5 estrelas em 2019 e 2022, o modelo volta a confirmar os seus elevados padrões de segurança — que manterá válidos durante os próximos seis anos. Em conjunto, estes três modelos reforçam o sólido percurso da Škoda no principal teste de referência europeu em matéria de segurança em colisões.
O Euro NCAP é um consórcio que reúne ministérios dos transportes, automóveis clubes, associações de seguradoras e institutos de investigação de dez países europeus. Fundado em 1997 e sediado em Leuven, na Bélgica, realiza testes de segurança a modelos atualmente em comercialização, avaliando a proteção de ocupantes adultos e crianças, a proteção de utilizadores vulneráveis da estrada e os sistemas de segurança ativa. As avaliações têm por base o equipamento de segurança mínimo instalado nos veículos vendidos na UE27, no Reino Unido e na Noruega. Desde 2020, o Euro NCAP reforça os seus critérios de avaliação a cada três anos, contribuindo para uma redução contínua dos acidentes rodoviários e das suas consequências.