Modelos

Tecnologia de ponta em todas as rodas

Com a tração nas quatro rodas 4x4 inteligente, os modelos ŠKODA oferecem estabilidade e tração numa ampla variedade de condições de direção.
A tração nas quatro rodas com a embraiagem de múltiplas placas controlada eletronicamente reage até às mais leves mudanças em milissegundos. Em condições normais, o veículo dirige com tração dianteira, mas se houver neve, gelo ou lixo na estrada, a tração integral é ativada imediatamente.

A embraiagem multidisco - uma embraiagem electro-hidráulica controlada eletronicamente para distribuição de torque - fornece tração nas quatro rodas no SUPERB, KODIAQ, KAROQ e OCTAVIA. A tração integral permanente distribui o torque do motor às quatro rodas, dependendo da situação de direção.

 

Vantagens da tecnologia 4x4

4x4 reage de forma rápida e inteligente. Uma unidade de controle calcula o torque de tração ideal para o eixo traseiro. A perda de tração é quase impossível devido ao pré-controle que depende da condição de direção. Ao desacelerar ou quando a carga está baixa, a movimentação é feita pelo eixo dianteiro, o que economiza combustível.

Boa aderência

Em condições normais, a maior parte da força motriz é transferida para as rodas dianteiras. 

Má aderência para todas as rodas

Se estiver a conduzir em estradas escorregadias, a embraiagem multi-placa controlada eletronicamente distribui o torque entre todas as rodas em milissegundos.

Má aderência para as rodas dianteiras

A tração integral ŠKODA 4X4 permite que você domine situações mas quais o seu veiculo não tem aderência sob as rodas dianteiras - até 90% do torque pode ser mudado para trás. 

Má aderência para as rodas dianteiras e a roda traseira esquerda

Mesmo quando as condições de direção são extremamente  complicadas, ainda pode manter a calma - o seu ŠKODA pode mudar até  85% do torque para apenas uma roda. 

A tecnologia por trás disso

A embreagem multi-placa controlada eletronicamente está localizada diretamente no eixo traseiro. A unidade de controle leva em consideração os sinais de:

  • Unidade de controle do motor (velocidade do motor e posição do pedal do acelerador)
  • Unidade de controle ABS / ESP (sensores de velocidade das rodas, interruptores de luz de freio e sensores para aceleração lateral e longitudinal)
  • Sensor de ângulo de direção.