Modelos

Sistemas de assistência: Desempenho melhorado na neve e em ambiente fora de estrada

 

Os modelos de tração às quatro rodas da Škoda incluem sistemas eletrónicos especiais de assistência para ajudar em situações de condução exigentes e proporcionar ainda mais prazer de condução. O sistema XDS+ alarga a gama de funções do bloqueio eletrónico do diferencial (EDL) e facilita a dinâmica em curva. Em condições rigorosas de inverno, na estrada e fora dela, os condutores dos modelos 4×4 beneficiam dos perfis de condução Snow e Off-road, bem como da função Hill Descent Control.

Os veículos com tração integral da Škoda Auto estão equipados com um bloqueio eletrónico do diferencial (EDL) nos eixos dianteiro e traseiro. Estes são acionados a velocidades mais baixas quando uma roda no respetivo eixo começa a perder tração. O sistema começa por travar a roda que está sem aderência e depois transfere mais binário para a roda com melhor tração. O sistema XDS+ também fornece apoio a velocidades mais elevadas e permite, assim, uma colocação mais precisa na via ao descrever curvas mais dinâmicas. Assim que a eletrónica deteta que uma das rodas interiores está sob demasiada carga, o sistema aplica pressão de travagem direcionada a esta roda utilizando o sistema hidráulico do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) para restaurar a tração ideal. O XDS+ atua como um diferencial de deslizamento limitado e compensa a subviragem em curva a velocidades elevadas.

Condução segura na neve e em ambiente fora de estrada

As versões 4×4 do Karoq e do Kodiaq dispõem do modo Snow no Driving Mode Select dos perfis de condução, enquanto as versões 4×4 do Octavia, Superb, Karoq e Kodiaq podem, também, dispor do modo Off-road, dependendo do nível de acabamento. O perfil Off-road otimiza as curvas características dos sistemas de assistência para uma condução todo-o-terreno. Pode ser ativado até aos 30 km/h e inclui assistência ao arranque, à tração e à travagem, bem como a função Hill Descent Control. Isto regula a velocidade do veículo nas descidas íngremes fora de estrada, utilizando o sistema de travagem e o binário de travagem do motor. No modo Off-road, o ecrã do sistema de infotainment também fornece dados como o ângulo da direção, uma bússola e um altímetro. O perfil Snow auxilia em condições de baixa tração, enquanto o sistema de travagem anti bloqueio (ABS) permite um pouco mais de escorregamento das rodas permitindo a acumulação de neve à frente dos pneus para melhorar o desempenho da travagem. Ao mesmo tempo, o Sistema de Controlo de Tração (TCS) não intervém quando as rodas estão a rodar ligeiramente, permitindo uma melhor aderência do piso do pneu. A transmissão DSG de 7 velocidades seleciona mudanças mais elevadas nos regimes de rotação mais baixos do que em funcionamento normal e o pedal do acelerador é menos reativo na sua resposta para evitar aumentos súbitos no binário e, por conseguinte, perdas de motricidade das rodas.

Perfil de condução Traction para modelos Enyaq iV

Para a condução em superfícies não pavimentadas ou escorregadias, os modelos da família Enyaq iV apresentam um perfil de condução Traction com tração permanente às quatro rodas até aos 20 km/h. Ao mesmo tempo, este modo reduz o binário entregue e ajusta o amortecimento para Soft nos veículos equipados com o opcional Dynamic Chassis Control (DCC) para maximizar a tração.