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A ATRAENTE E JOVEM OFERTA 4X4 Modelos Škoda com tração nas quatro rodas

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Škoda Octavia

O pioneiro 4×4 mais vendido da marca está também disponível na sua quarta geração como berlina e em carroçaria break com uma série de níveis de acabamento. A tração 4×4 está disponível em combinação com o motor 2.0 TDI de 110 kW (150 cv), enquanto os Octavia Sportline e Octavia Scout, que só estão disponíveis em versão break, também propõem o motor 2.0 TSI com uma potência de 140 kW (190 cv). Outro motor disponível para o Octavia Scout é o 2.0 TDI com uma potência de 147 kW (200 cv) que a Škoda também instala no desportivo Octavia RS. 

Škoda Octavia

O Octavia está equipado com uma embraiagem multidisco, controlada eletronicamente, de sexta geração. Pesando cerca de 0,8 quilos a menos do que a sua antecessora, otimizou a eficiência, resultando num menor consumo de combustível. A sua unidade de controlo integrada também assegura tempos de resposta mais rápidos. Com a sua distância ao solo aumentada em 15 milímetros - para um total de 163 milímetros - o Octavia Scout também é proposto com um pack "Rough-road" que inclui proteção inferior no eixo traseiro. De série, esta variante inclui o modo de condução Off-road que ajusta os parâmetros dos sistemas de estabilidade, tais como o ABS, o ASR e o ESC, à condução fora de estrada. 

Škoda Octavia

O pedal do acelerador passa a ter uma curva característica mais plana, a transmissão DSG de 7 velocidades muda de relação em rotações mais altas e o sistema Proactive Occupant Protection de aperto dos cintos de segurança é desativado. A iluminação ambiente e o Hill Descent Control também são propostos de série. A capacidade de reboque máxima de um Octavia com tração integral é de 2.000 quilogramas para modelos com motor Diesel. Em 2022, a Škoda produziu 14.463 unidades do Octavia com tração integral.

Škoda Superb

Para o Superb, a tração integral com embraiagem multidisco de controlo eletrónico de quinta geração é proposta de série para os dois motores mais potentes, o 2.0 TDI com 147 kW (200 cv) e o 2.0 TSI com uma potência de 206 kW (280 cv). Este modelo está disponível nas carroçarias berlina e break está também disponível nos acabamentos L&K e Sportline, bem como na versão Superb Scout de tração integral, disponível, em exclusivo, na versátil carroçaria break

Škoda Superb

Tanto para este modelo como para o Octavia Scout, está disponível um pack "Rough-road" que adiciona 15 milímetros de distância ao solo, modo de condução Off-road, iluminação ambiente coordenada e Hill Descent Control. Qualquer um dos dois propulsores pode rebocar cargas de até 2.200 quilogramas. A Škoda produziu 12.436 unidades dos seus modelos Superb 4×4 em 2022.

Škoda Karoq

O pioneiro 4×4 mais vendido da marca está também disponível na sua quarta geração como berlina e em carroçaria break com uma série de níveis de acabamento. A tração 4×4 está disponível em combinação com o motor 2.0 TDI de 110 kW (150 cv), enquanto os Octavia Sportline e Octavia Scout, que só estão disponíveis em versão break, também propõem o motor 2.0 TSI com uma potência de 140 kW (190 cv). Outro motor disponível para o Octavia Scout é o 2.0 TDI com uma potência de 147 kW (200 cv) que a Škoda também instala no desportivo Octavia RS. 

Škoda Karoq

O Octavia está equipado com uma embraiagem multidisco, controlada eletronicamente, de sexta geração. Pesando cerca de 0,8 quilos a menos do que a sua antecessora, otimizou a eficiência, resultando num menor consumo de combustível. A sua unidade de controlo integrada também assegura tempos de resposta mais rápidos. Com a sua distância ao solo aumentada em 15 milímetros - para um total de 163 milímetros - o Octavia Scout também é proposto com um pack "Rough-road" que inclui proteção inferior no eixo traseiro. De série, esta variante inclui o modo de condução Off-road que ajusta os parâmetros dos sistemas de estabilidade, tais como o ABS, o ASR e o ESC, à condução fora de estrada. 

Škoda Kodiaq

Disponível, em opção, com configuração de sete lugares, o SUV Kodiaq oferece um espaço generoso para o topo do segmento dos SUV compactos. Tal como o Karoq, o Kodiaq também pode ser encomendado com tração integral e com a opção do motor 2.0 TDI que fornece 110 kW (150 cv) de potência. Além disso, o motor 2.0 TSI com 140 kW (190 cv) e o 2.0 TDI com 147 kW (200 cv) estão disponíveis de série com tração 4×4, bem como para os Kodiaq L&K e Kodiaq Sportline. 

Škoda Kodiaq

Da mesma forma, o modelo desportivo de topo Kodiaq RS distribui sempre os 180 kW (245 cv) do seu motor 2.0 TSI pelas quatro rodas. Os modelos Kodiaq equipados com tração integral e um motor Diesel têm uma capacidade de reboque de 2.500 quilogramas. Tal como no Karoq, o Trailer Manoeuvring Assistant está disponível como opcional para apoiar o condutor nas manobras com atrelado. 

Škoda Enyaq iV e Škoda Enyaq Coupé iV

Ambas as variantes de carroçaria da família de elétricos a bateria Enyaq iV estão disponíveis em duas configurações com tração integral. O Enyaq iV 80x e o Enyaq Coupé iV 80x, bem como o Enyaq RS iV e o Enyaq Coupé RS iV dispõem, cada um, de dois motores elétricos. O motor síncrono de íman permanente (PMSM) no eixo traseiro produz 150 kW e o motor de indução (IM) no eixo dianteiro produz 80 kW. Controlados eletronicamente, transmitem a sua potência diretamente para o respetivo eixo, permitindo assim dispor de tração integral.

Škoda Enyaq iV e Škoda Enyaq Coupé iV

A potência total do Enyaq iV 80x e do Enyaq Coupé iV 80x é de 195 kW, com um binário máximo de 425 Nm. A potência total de ambos os modelos RS é de 220 kW, com um binário máximo de 460 Nm. Isto torna os modelos RS da família Enyaq iV nos veículos de produção da Škoda mais potentes atualmente disponíveis. 

Škoda Enyaq iV e Škoda Enyaq Coupé iV

Ao contrário das versões de tração traseira, os modelos Enyaq iV com tração às quatro rodas dão aos condutores a opção do perfil de condução Traction, com tração permanente às quatro rodas disponível até aos 20 km/h para condução em estradas não pavimentadas ou sobre superfícies escorregadias. As versões 80x e RS da família Enyaq iV podem rebocar atrelados com um peso máximo de 1.400 quilogramas em desníveis de até oito por cento. O Trailer Manoeuvring Assist está disponível como opção para ajudar a manobrar com um atrelado. Em 2022, a Škoda Auto produziu 15.846 unidades das versões Enyaq iV com tração integral.