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PERGUNTAS FREQUENTES

BATERIAS

Qual será a capacidade da bateria dos veículos Škoda AUTO? Qual será a autonomia estimada?

O primeiro SUV totalmente elétrico da Škoda, o Enyaq iV, terá uma autonomia de até 510 quilómetros no ciclo de medição WLTP.

Quanto dura a bateria, mesmo que funcionalidades como o sistema de ar condicionado estejam ligadas?

Tomemos o exemplo do CITIGOe iV. Numa autonomia prática de 180 a 260 quilómetros, será possível o conforto habitual.

Quais as vantagens de uma bateria de iões de lítio?

Em comparação com outras baterias, uma bateria de iões de lítio apresenta uma elevada densidade energética, um bom desempenho e boas características de segurança (aceleração rápida) com um efeito de memória mínimo, uma longa vida útil e custos de comercialização que podem ser ainda mais reduzidos nos próximos anos. Uma bateria de iões de lítio cumpre, portanto, todos os critérios Škoda em termos de aptidão diária, vida útil e critérios de segurança.

As baterias de um EV Škoda são suficientemente potentes?

Pode ter a certeza de que todos os EVs Škoda estão equipados com baterias de iões de lítio de alta tensão e tecnologia de ponta para assegurar a mais elevada densidade energética possível.

O que significa "autonomia prática" e em que medida se distingue da medição WLTP?

Tomemos o exemplo do CITIGOe iV. O CITIGOe iV oferece uma autonomia medida por WLTP de 260 km. Além disso, especificamos que tem uma autonomia prática de 180-260 km, com o valor mais baixo reportando-se a condições subótimas (por exemplo, temperaturas exteriores muito baixas).

Qual a garantia das baterias?

A Škoda garante uma vida útil da bateria de 8 anos ou 160.000 km.

Poderá uma bateria ser substituída quando a sua capacidade diminui?

Nos casos cobertos pela garantia, a bateria pode ser trocada. No entanto, estabelecemos o objetivo ambicioso de que a bateria ainda tenha 80% da sua potência após 10 anos, assumindo uma quilometragem de 15.000 quilómetros por ano. Se ocorrerem defeitos inesperados, os elementos individuais da bateria podem ser substituídos.

Como é que as baterias EV Škoda são descartadas?

Felizmente, as baterias podem ser recicladas, podendo ser recuperados até 96% dos materiais de uma bateria. Há duas maneiras de reciclar uma bateria depois de esta chegar ao centro de reciclagem. Se as baterias já não tiverem carga, podem simplesmente ser desmontadas para separar componentes metálicos como o cobre e o aço. Se as baterias ainda tiverem carga, são esmagadas em pedaços após serem congeladas em azoto líquido (para que as baterias não possam reagir quando estão a ser esmagadas).

As baterias EV podem ser recicladas?

A reciclagem de baterias é crucial para a nossa indústria. As baterias de iões de lítio podem ser recicladas, mas os custos são extremamente elevados. À medida que a eMobility se torna mais generalizada, a produção de baterias de iões de lítio irá aumentar, impulsionando a procura de matérias-primas e resultando em mais baterias que chegam ao fim da sua vida útil. Estes efeitos estimularão o desenvolvimento de métodos de reciclagem mais baratos e mais eficazes.

Que opções há para a reutilização de baterias?

Mesmo depois de uma bateria ter chegado ao fim da sua vida útil no automóvel, a reciclagem não é a única opção. Estas baterias podem ser transformadas novamente em dispositivos de armazenamento de energia e, ao fazê-lo, a vida útil global da bateria será prolongada por muitos anos. Por outras palavras, daremos às nossas baterias uma segunda vida útil.

O lítio contido nas baterias EV pode ser reciclado?

O processo de extração e reciclagem do lítio é muito complexo, por isso vamos ser breves: sim, as tecnologias de separação de última geração permitem-nos reciclar até 96% das nossas baterias de iões de lítio e estamos permanentemente a realizar pesquisas sobre como recuperar níveis elevados de materiais valiosos.

Qual a abordagem da Škoda AUTO relativamente à eliminação de baterias compatível com o ambiente?

A Škoda AUTO preparou um programa para a utilização secundária de baterias de automóveis diretamente nos nossos concessionários e instalações Škoda AUTO. A capacidade residual da bateria que já não é eficiente para o funcionamento do veículo será utilizada para armazenamento de energia durante procedimentos técnicos em oficinas autorizadas e unidades de produção.

As baterias dos veículos elétricos são seguras?

As baterias dos veículos elétricos Škoda têm o mais alto nível de segurança em caso de acidente, sobreaquecimento ou curto-circuito. Tal como os outros veículos, os veículos elétricos são submetidos a exigentes testes de qualidade e de colisão e cumprem as mais rigorosas normas de segurança.

Em que medida é que o peso da bateria afeta as características da condução?

A bateria encontra-se instalada no piso do veículo, centralmente, entre os eixos. Isto resulta num centro de gravidade baixo com uma distribuição ótima do peso nos eixos dianteiro e traseiro, resultando em excelentes características de condução, para uma condução e comportamento em curva desportivos.

As baterias não ocupam muito espaço no veículo?

Pelo contrário - uma das maiores vantagens dos veículos elétricos é o seu amplo espaço e variabilidade interior. É verdade que são necessárias muitas baterias para assegurar uma distância de condução adequada, mas estas estão localizadas no piso do veículo. Isto não só as impede de serem um obstáculo, como também proporciona um baixo centro de gravidade, o que permite uma excelente manobrabilidade. A transmissão elétrica em si é muito mais económica em termos de espaço do que o desenho dos motores convencionais. Não há necessidade de uma grande transmissão e os motores elétricos são consideravelmente menores do que os motores de combustão.

O espaço do CITIGOe iV é limitado pela bateria? Onde está a bateria instalada, ao certo?

A bateria encontra-se instalada no piso do veículo, entre os eixos dianteiro e traseiro. Este é o lugar mais seguro no veículo e, graças ao baixo centro de gravidade, proporciona características de manobrabilidade extremamente boas, para uma condução e comportamento em curva bastante desportivos. O volume da bagageira permaneceu, portanto, idêntico. Apenas o ponto de apoio para os pés dos passageiros da traseira teve de ser ligeiramente levantado para acomodar a bateria.

As baterias são caras?

Em geral, a bateria é o principal componente no preço de um veículo elétrico. A bateria é mais cara em modelos mais pequenos e mais barata em modelos maiores. À medida que os veículos elétricos se tornam cada vez mais populares, as baterias irão descer de preço e os veículos elétricos serão mais acessíveis.

Existe alguma diferença entre baterias para veículos PHEV (híbridos) e BEVs puramente elétricos?

Sim, há. Existem diferenças fundamentais em termos de capacidade e design. As baterias PHEV têm menos capacidade e estão normalmente localizadas na parte de trás do carro, sob a segunda fila de bancos, uma vez que o veículo também tem de acomodar um motor de combustão interna. O design das baterias dos BEV, as quais se assemelham vagamente a um skate, está associado à sua montagem no piso. Como os BEV não têm motor de combustão interna, a bateria tem logicamente mais capacidade.

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