Modelos
19.03.2024

Mobilidade elétrica: Škoda Epiq será o BEV mais acessível da marca checa

›   O Škoda Epiq irá expandir o portfólio totalmente elétrico da Škoda, sendo um dos seis novos veículos elétricos com lançamento previsto para os próximos anos

›   Design antecipa modelo estrategicamente importante no segmento dos SUV sub-compactos

›   Design Modern Solid conjuga originalidade com funcionalidade: muito espaço e até 490 litros de capacidade para bagagem

›   Preço e experiência digital: uma vasta oferta de novas tecnologias, conectividade e assistências à condução por cerca de 25.000 euros

 

 

O pequeno torna-se épico: a Škoda Auto revelou o nome do seu futuro SUV urbano 100% elétrico, juntamente com um estudo de design que mostra um primeiro vislumbre do novo modelo. O Škoda Epiq, que deverá ser apresentado em 2025, custará cerca de 25.000 euros. Com 4,1 metros de comprimento, contará com um interior espaçoso e bagageira de até 490 litros de capacidade. O veículo irá integrar a nova linguagem de design Modern Solid, poderosa, funcional e autêntica, seja no interior como no exterior. O novo modelo será complementado por uma experiência digital sem falhas, com novas tecnologias e funcionalidades entre as assistências à condução.

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: "O Škoda Epiq será um SUV compacto que irá reunir várias qualidades a um preço atrativo, incluindo um interior amplo. Os nossos clientes procuram opções, e é por isso que estamos a expandir o nosso crescente portfólio de mobilidade elétrica para este segmento. Espero que estes primeiros teasers demonstrem que o Epiq será um sucesso devido ao seu design moderno, autonomia adequada ao uso diário e tecnologias de fácil utilização - tudo isto a um preço acessível."

4,1 metros de comprimento, autonomia para mais de 400 km e bagageira de 490 litros

O novo estudo de design digital divulgado pela Škoda destaca as principais características do futuro veículo de produção. Com 4,1 metros de comprimento, o SUV urbano Škoda Epiq terá muito espaço para cinco pessoas e uma bagageira de capacidade para até 490 litros. Com um preço de entrada a rondar os 25.000 euros, é a escolha perfeita para os novos clientes da mobilidade elétrica. Por dentro e por fora, incorpora totalmente a nova e poderosa linguagem de design Modern Solid e oferece uma autonomia elétrica máxima de mais de 400 quilómetros.

Oliver Stefani, Diretor de Design da Škoda, afirma: "A nossa nova linguagem de design -Modern Solid - representa o próximo nível de modernidade. A funcionalidade inteligente e o caráter prático surgem harmoniosamente equilibrados por um novo e atraente visual e pela nossa abordagem de sustentabilidade. O estudo do Škoda Epiq incorpora na perfeição todos os atributos chave da nova linguagem de design."

 

Modern Solid: design funcional e autêntico reinterpreta os atributos clássicos da Škoda

A nova linguagem de design Modern Solid combina robustez, funcionalidade e autenticidade. O estudo do Škoda Epiq apresenta um capot esculpido com uma nova identidade Škoda. A sua Tech-Deck Face em preto brilhante é uma reinterpretação moderna da tradicional grelha Škoda e reúne dispositivos eletrónicos como o radar de distância e a câmara frontal. A Tech-Deck Face é acompanhada por elementos LED, em forma de T, para as luzes diurnas e indicadores de mudança de direção. Os faróis dianteiros encontram-se num plano inferior e secundário. Os seus módulos de luz têm um design de inspiração cúbica e incluem tecnologia Matrix LED. O para-choques dianteiro de formas robustas inclui um spoiler saliente pintado em Unique Dark Chrome. A vista lateral é caracterizada por uma linha de cintura alta e arrebatadora que separa visualmente a zona vidrada do resto da carroçaria. As cavas das rodas são realçadas com um acabamento marcante e alojam jantes aerodinamicamente otimizadas. A linha de tejadilho baixa e suavemente inclinada funde-se com um spoiler traseiro para que se alcance a melhor eficiência aerodinâmica. A secção posterior também apresenta um para-choques de formato robusto e a inscrição Škoda em acabamento Unique Dark Chrome na porta da bagageira. O aspeto minimalista do estudo Škoda Epic é sublinhado pela pintura mate metalizada em Bright Moon White. Os pormenores em Laranja nas barras de tejadilho e nas jantes, bem como nos para-choques dianteiro e traseiro, realçam o visual de SUV.

 

Interior minimalista e funcional, com novas tecnologias

O Škoda Epiq será o primeiro veículo de produção a apresentar um interior minimalista Modern Solid, centrado em materiais duradouros, práticos e sustentáveis. Inclui um compartimento de arrumação aberto com carregador sem fios para telemóvel na consola central flutuante, bem como compartimentos Simply Clever para ainda mais soluções de arrumação. A bagageira também beneficia de alguns dos pormenores Simply Clever característicos da marca, tais como ganchos para sacos, elementos de carga, locais de fixação e um compartimento oculto sob o piso. O volante de dois raios exibe as novas letras Škoda, bem como botões físicos e comandos táteis hápticos com detalhes em Laranja Flashy para controlar as principais funções durante a condução. A chave móvel digital permite um vasto leque de interações através do smartphone do cliente, melhorando, assim, a experiência digital do utilizador, o que evidencia o foco no cliente "mobile first" da Škoda, concebido para facilitar a vida quotidiana dos condutores. O Škoda Epiq também incorpora tecnologia de carregamento bidirecional, transformando o automóvel numa unidade móvel de armazenamento de energia capaz de alimentar outros aparelhos.

 

Um nome distinto para um marco épico na história da Škoda

O Škoda Epiq será um marco na história da Škoda, enfatizado pelo nome distinto e facilmente identificável. Encaixa perfeitamente na nomenclatura dos modelos SUV BEV da Škoda: o E no início significa um modelo Škoda 100% elétrico, enquanto o Q no final o identifica como um membro da família SUV da marca. Epiq deriva da palavra grega antiga "epos", que significa "palavra" ou "verso", mas também "conto" ou "poema". O nome evoca associações positivas, tais como incrível, ótimo, extraordinário e notável. Com a sua versatilidade, o Škoda Epiq tem como objetivo satisfazer as necessidades dos clientes orientados para a família e o lifestyle. O novo SUV citadino será fabricado em Pamplona, Espanha, enquanto projeto conjunto de desenvolvimento e de produção das marcas Škoda, Cupra e Volkswagen do Grupo. A Škoda Auto está empenhada em investir milhões de euros na sua transformação para a mobilidade elétrica nos próximos anos. O Škoda Elroq, igualmente um SUV compacto elétrico alimentado a bateria, será o primeiro veículo a ser lançado enquanto parte da mais recente geração de modelos elétricos, com estreia prevista para o final deste ano.

Mobilidade elétrica: Škoda Epiq será o BEV mais acessível da marca checa

O pequeno torna-se épico: a Škoda Auto revelou o nome do seu SUV urbano 100% elétrico, juntamente com um estudo que desvenda um primeiro vislumbre do novo modelo. O Škoda Epiq, que deverá ser apresentado em 2025, custará cerca de 25.000 euros. Com 4,1 metros de comprimento, terá um interior espaçoso e até 490 litros de capacidade de bagagem.  

Fonte: Škoda Auto

Mobilidade elétrica: Škoda Epiq será o BEV mais acessível da marca checa

O veículo irá incorporar totalmente a nova linguagem de design Modern Solid, potente, funcional e autêntica - por dentro e por fora. Esta será complementada por uma experiência digital sem falhas, com novas tecnologias e assistências à condução.

Fonte: Škoda Auto