Modelos
18.01.2024

A Škoda Auto entregou 866.800 veículos a nível global em 2023

›   A Škoda Auto registou aumento de 18,5% nas vendas em relação ao ano anterior

›   O construtor automóvel cresceu nos principais mercados, apesar da conjuntura difícil

›   A família Enyaq, totalmente elétrica, regista o maior aumento de entregas entre todos os modelos (+52,1%)

›   O Octavia continua a ser o modelo mais vendido da marca, seguido dos SUV Kamiq e Kodiaq

›   A Škoda Auto avança com a estratégia de internacionalização, expandindo-se para o Vietname e o Cazaquistão

›   Portugal regista o maior aumento no número de vendas na Europa

Em 2023, a Škoda Auto alcançou um aumento notável na entrega de veículos novos, atingindo um total de 866.800 unidades, o que representa um crescimento significativo de 18,5% em relação ao ano anterior. A Alemanha continua a ser o maior mercado da marca, com 157.800 veículos entregues (+17,6%). Adicionalmente, a Škoda Auto registou um forte resultado no mercado doméstico checo, com 87.800 entregas (+23,4%). O crescimento mais forte, em volume de unidades entregues, foi registado na Alemanha, no Reino Unido e na República Checa. A gama Enyaq totalmente elétrica, que está entre os veículos elétricos mais vendidos em muitos mercados europeus, estabeleceu um novo recorde desde o seu lançamento, com 81.700 veículos vendidos (+52,1%). Além disso, ao entrar nos mercados do Vietname e do Cazaquistão no segundo semestre de 2023, a Škoda Auto está a avançar sistematicamente na sua estratégia de internacionalização.

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: "Os nossos clientes fizeram-se ouvir e estou verdadeiramente grato pela sua confiança na marca Škoda. O trabalho árduo e a dedicação das pessoas que projetam, constroem e vendem os nossos automóveis culminou num resultado impressionante nas nossas entregas de 2023, apesar de todos os desafios económicos e de mercado do ano passado. A procura crescente em todas as gamas confirma a nossa estratégia de proporcionar aos clientes uma oferta de motores a combustão, puramente elétricos e híbridos durante a transição para uma mobilidade cada vez mais eletrificada, estando já previstos seis novos modelos totalmente elétricos, começando com o Elroq no final deste ano. O nosso modelo de negócio é robusto, apesar de nos mantermos atentos a novos desafios num mercado global imprevisível. Continuamos focados no que os nossos clientes querem e no crescimento contínuo da nossa capacidade de responder rapidamente ao mercado, incluindo o investimento no desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores para garantir o futuro da Škoda Auto."

 

Martin Jahn, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para Vendas e Marketing, acrescenta: "A Škoda Auto alcançou um aumento substancial de 18,5% nas entregas globais a clientes no ano passado, traduzindo-se em 135.500 automóveis adicionais em comparação com 2022. A Europa, que continua a ser um dos nossos principais mercados, registou um aumento de 27,4% nas regiões ocidentais, garantindo o sétimo lugar entre as marcas líderes. A Alemanha liderou com um notável crescimento de 23.600 veículos em relação ao ano anterior, seguida do Reino Unido e da República Checa, que também registaram importantes contributos para o nosso sucesso, com aumentos de 20.700 e 16.600 veículos, respetivamente. O Enyaq liderou as vendas de veículos elétricos na República Checa e na Eslováquia e esteve entre os BEV mais vendidos noutros grandes mercados europeus, incluindo a Alemanha, em outubro e novembro. Fora da Europa, atingimos marcos importantes como o passar da fasquia das 100.000 vendas de veículos na Índia em dois anos e a entrada com sucesso nos mercados do Vietname e do Cazaquistão."

 

Holger Peters, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para as Finanças, TI e Assuntos Jurídicos, afirma: "Com mais de 866.800 veículos entregues globalmente no ano passado, a nossa gama de modelos continua a atrair um interesse significativo, demonstrando uma relação qualidade-preço excecional, mesmo em tempos económicos difíceis. O nosso compromisso para os próximos doze meses é manter um rumo estável. Ao melhorar a nossa eficiência e produtividade, pretendemos aumentar a rentabilidade das nossas vendas a médio prazo. Através do nosso programa Next Level Efficiency+, de uma rigorosa disciplina de custos e da integração da IA e da automatização de processos robóticos, estamos a criar ativamente a margem de manobra necessária para futuros investimentos e alargar a eletrificação da nossa gama."

 

Rumo a um futuro eletrificado

As entregas da família Škoda Enyaq totalmente elétrica aumentaram mais de 50% em 2023, sublinhando a eficácia da estratégia de eletrificação da Škoda. No ano passado, o Škoda Enyaq foi o veículo elétrico mais vendido no mercado doméstico checo e na Eslováquia e esteve entre os cinco mais vendidos em vários países europeus, incluindo Suíça, Alemanha, Finlândia, Noruega e Holanda.

A Škoda está a intensificar a sua transformação elétrica através da introdução de versões híbridas plug-in da nova geração Kodiaq e Superb, cada uma oferecendo uma autonomia puramente elétrica de mais de 100 km.

 

Marcar passos significativos na expansão global

Em setembro, a Škoda Auto entrou estrategicamente no mercado vietnamita para alavancar o potencial da região da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), onde se prevê uma liderança do Vietname com um volume de vendas anual que possa superar as 40.000 unidades após 2030. Além disso, oferece sinergias significativas com as atividades da empresa na Índia. No centro logístico recentemente inaugurado em Pune (Índia), serão preparados todas as peças e os componentes dos modelos Kushaq e Slavia que serão exportados e montados no Vietname. Na Índia, a Škoda alcançou um marco significativo, entregando 100.000 veículos aos clientes em dois anos. Além disso, o fabricante de automóveis está a restabelecer a sua presença no Cazaquistão através de uma parceria estratégica que apoia a montagem local do Kodiaq, Kamiq, Karoq e Octavia.

 

Portugal foi o país europeu onde a Škoda mais cresceu

Em 2023, Portugal destacou-se como o país europeu onde a Škoda registou o maior crescimento nas vendas, face ao ano de 2022. A marca registou um aumento de 77% nas entregas aos clientes, consolidando e reforçando a sua quota de mercado. A procura elevada pelos SUV Kamiq e Kodiaq, bem como pelo Škoda Octavia - um dos best sellers da marca - contribui para o sólido crescimento da marca ao longo do ano.

As perspetivas para 2024 são animadoras, uma vez que a Škoda começará o ano com uma carteira de encomendas robusta e diversificada. Além disso, 2024 marcará o início de uma forte gama de produtos, com o lançamento planeado de cinco novos modelos nos próximos 12 meses, trazendo assim a inovação e variedade habitual aos seus clientes.

Mercado Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem)
Mercado Europa Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 712.000 veículos (574.800 veículos; +23.9%)
Mercado EU 27 + Noruega + Islândia Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 601.100 veículos (477.700 veículos; +25.8%)
Mercado Europa Ocidental Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 480.100 veículos (377.000 veículos; +27.4%)
Mercado Alemanha (maior mercado individual a nível mundial) Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 157.800 veículos (134.300 veículos; +17.6%)
Mercado Reino Unido Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 70.300 veículos (49.600 veículos; +41.8%)
Mercado Europa Central Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 185.000 veículos (148.000 veículos; +25.1%)
Mercado República Checa (mercado interno) Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 87.800 veículos (71.200 veículos; +23.4%)
Mercado Europa de Leste Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 46.800 veículos (49.900 veículos; -6.2%)
Mercado Índia Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 48.800 veículos (51.900 veículos; -5.8%)
Mercado China Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 22.800 veículos (44.600 veículos; -48.9%)
Mercado Tailândia Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 10.000 veículos (6.600 veículos; +51.5%)
Mercado Resto do Mundo Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 83.200 veículos (60.000 veículos; +38.6%)
Mercado Turquia Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 33.600 veículos (18.500 veículos; +81.8%)
Mercado Israel Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 14.500 veículos (13.600 veículos; +7.3%)
Mercado Total Mundial Entregas de janeiro a dezembro de 2023 (Entregas de 2022 / variação em percentagem) 866.800 veículos (731.300 veículos; +18,5%)

Entregas da Škoda Auto aos clientes em 2023

(em unidades, arredondadas, listadas por modelo; variação em percentagem em relação a 2022):

 

Škoda Octavia    191.900; +36.0%

Škoda Kamiq      116.500; +21.0%

Škoda Kodiaq     105.900; +12.1%

Škoda Karoq      100.100; +14.1%

Škoda Fabia        94.400; +1.9%

Škoda Enyaq      81.700; +52.1%

Škoda Superb    67.400; +10.9%

Škoda Scala        59.200; +49.8%

Škoda Kushaq    26.600; -0.6%

Škoda Slavia       19.900; -4.9%

Škoda Rapid       3.300; -81.0%

Infográfico: A Škoda Auto entrega 867.000 veículos em todo o mundo em 2023

A Škoda Auto regista um sólido crescimento de 18,55% nas entregas de veículos no último ano, continuando a sua dinâmica positiva de períodos desafiantes anteriores.

Fonte: Škoda Auto