› A Škoda Auto iniciou a sua campanha de mobilidade elétrica em setembro de 2020, liderada pelo Enyaq
› A gama Enyaq destaca-se pela sua abordagem ecológica, disponibilizada a todos os clientes com um balanço neutro em carbono
› Para 2024, o Enyaq oferece uma melhor performance com motorizações mais potentes, carregamento mais rápido e maior autonomia
A Škoda Auto alcançou um marco significativo no avanço da sua estratégia de mobilidade elétrica, assinalando a produção de 200.000 unidades dos modelos Enyaq e Enyaq Coupé. A unidade que assinala este evento é um Enyaq Coupé Sportline branco, que saiu da linha de produção a 16 de fevereiro. Presentemente, o Enyaq continua a evoluir com melhorias que incluem motores elétricos mais potentes e eficientes, ainda mais autonomia, carregamento mais rápido e novo software com uma interface de utilizador atualizada e mais intuitiva. Para o futuro, a Škoda Auto está preparada para aumentar o seu compromisso com a mobilidade elétrica através do lançamento mundial do novo Elroq, no final deste ano. Este SUV compacto 100% elétrico assinala o início de uma campanha ambiciosa, com a introdução de seis novos modelos elétricos durante os próximos anos para completar a gama totalmente elétrica da Škoda.
Andreas Dick, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para Produção e Logística, afirma: "O Enyaq liderou a nossa campanha de mobilidade elétrica. O sucesso alcançado por esta família de modelos é a prova de que estamos no caminho certo com a nossa estratégia. No ano passado, foi a quarta série de veículos elétricos mais vendida na Europa, atingindo um número recorde de vendas globais de 81.700 unidades - um aumento de 52,1% em relação a 2022. Esta conquista sublinha o nosso compromisso de aumentar a nossa gama de veículos elétricos para um total de seis novos modelos nos próximos anos. Os nossos ambiciosos objetivos estão ao nosso alcance, graças à experiência da nossa equipa e à nossa filosofia Simply Clever, garantindo uma transição gradual para a nova era da mobilidade elétrica."
Enyaq: a liderar o futuro elétrico da Škoda
O Enyaq assinalou o lançamento da campanha de mobilidade elétrica da Škoda Auto, sendo a primeira série de modelos Škoda com base na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Para permitir a produção simultânea de modelos MEB e MQB com base em motores de combustão, a Škoda investiu 32 milhões de euros para transformar e adaptar a linha de produção na sua fábrica principal em Mladá Boleslav. Em 2023, a empresa entregou 81.700 unidades do SUV totalmente elétrico, representando um aumento de 52,1% em relação ao ano anterior. Além de garantir deslocações livres de emissões, o Enyaq também é entregue a clientes com um balanço neutro em carbono.
Novidades na família Enyaq para 2024
Na República Checa, o Enyaq e o Enyaq Coupé conquistaram um quarto da quota de mercado de veículos elétricos, tornando-se a série de veículos elétricos mais popular no mercado de particulares da marca. É também líder na Eslováquia, com uma quota de mercado superior a 17%, e é o segundo BEV mais vendido na Estónia, Finlândia, Áustria e Suíça.
Para 2024, o modelo oferece melhorias significativas: as versões Enyaq 85, 85x e RS vão dispor de motores elétricos mais potentes e eficientes no eixo traseiro, assim como uma nova versão de software, que traz uma interface de utilizador mais intuitiva. Estas atualizações, juntamente com outros avanços técnicos, melhoram a autonomia, otimizam a eficiência do carregamento e permitem o pré-aquecimento da bateria para uma melhor performance com carregadores DC. A autonomia máxima em cidade da família Enyaq é de 719 km, com tempos de carregamento reduzidos de 10 a 80% em menos de 30 minutos para ambas as variantes.
O compromisso da Škoda Auto com a mobilidade elétrica
A Škoda Auto está comprometida em avançar com a sua estratégia de mobilidade elétrica, com um investimento de 5,6 mil milhões de euros para o conseguir até 2027. Além disso, a empresa aumentou a sua capacidade de produção de baterias MEB para 1.500 unidades diárias através da criação de uma nova linha de produção em dezembro de 2023. O lançamento do Elroq totalmente elétrico vai ampliar o portfólio BEV da Škoda à medida que o fabricante de automóveis checo entra naquele que é um dos segmentos cruciais, o dos SUV compactos elétricos.