Segurança em primeiro lugar
Um dos principais objetivos no desenvolvimento dos veículos ŠKODA é oferecer a todos os passageiros o maior nível de segurança possível. O nosso foco está principalmente na segurança ativa, que visa prevenir acidentes e situações de alto risco. No entanto, uma vez que os acidentes não podem ser totalmente evitados, mesmo com sistemas de segurança ativa, focamo-nos também nos sistemas de segurança passiva. Ou seja, a capacidade de distribuir o impacto do impacto, protegendo assim os passageiros de eventuais ferimentos. A excelente qualidade e uma estrutura de carroceria rígida garantem a máxima segurança em todos os tipos de acidentes.
Travão multicolisão
Se um veículo se envolver num acidente e os airbags forem acionados, o veículo pode continuar em movimento e causar outro acidente. Nas investigações sobre segurança viária, são analisadas as causas, as circunstâncias e os rumos de diversas situações de acidentes no trânsito. O conhecimento obtido desta forma ajudou a desenvolver as funções de segurança ativa e passiva dos veículos ŠKODA. Neste caso, o travão de colisão múltipla entra em ação, paralisando o automóvel e evitando assim múltiplas colisões.
Sistemas de iluminação de topo para "ver e ser visto"
A segurança rodoviária depende crucialmente da facilidade com que um veículo pode ser visto. Os faróis LED com AFS iluminam de forma ideal a estrada e a área circundante e adaptam-se à condução e às condições meteorológicas, bem como à situação do trânsito.
Função AFS na rodovia
Na autoestrada, o cone de luz tem de ter um alcance especialmente afastado para iluminar adequadamente as faixas à direita e à esquerda. A função AFS muda gradualmente do modo de estrada secundária para o modo de rodovia. Portanto, não há mudança abrupta no cone de luz. Ativo de 90 km / h.
Função AFS na estrada secundária
Esta configuração é a que mais se aproxima dos médios normais. Os dois faróis à direita e à esquerda estão na posição padrão. Ativo a 0-15 km / h e a 50-90 km / h.
Função AFS em curvas
As curvas são melhor iluminadas, levando em consideração o ângulo do volante e a velocidade do veículo, para que o motorista possa reagir mais rapidamente a obstáculos inesperados.
Função AFS em localidades
Para a condução dentro de localidades, o cone de luz é definido mais largo e mais curto do que para estradas rurais. Toda a rua e as calçadas adjacentes são iluminadas. Ativo a 15-50 km / h.
Função AFS para cruzamentos
Nas curvas estreitas pode contar com a melhor iluminadas com a ajuda dos faróis de neblina com faróis de curva. Ativo até 40 km / h.
LUZES DE VIRAGEM E CURVA
Luz de curva
Ilumina a área ao redor do veículo de forma ideal de -30 graus a +60 graus. A vantagem: mais segurança ao estacionar e virar. Este modo é ativado até 40 km / h.
Luz de curva dinâmica
O farol no lado interno da curva gira em até 15 graus a partir de 10 km / h e no lado externo da curva em até 7,5 graus. Desta forma, a estrada é mais iluminada durante uma curva do que com os faróis convencionais.
Controle de estabilização eletrônico (ESC)
O Controle Eletrônico de Estabilização (ESC) ajuda o motorista a retomar o controlo do veículo assim que ele começar a derrapar. A unidade de controlo compara continuamente os dados sobre o comportamento de direção do veículo com os valores atuais. Se esses valores não coincidirem, a unidade de controle emite o comando para estabilizar o veículo. ABS e ASR, entre outras coisas, agora estão ativados e evitam que as rodas escorreguem ou travem. O binário do motor é limitado e a roda traseira interior é travada em caso de subviragem e a roda dianteira exterior em caso de sobreviragem.
Sistema de travagem antibloqueio (ABS)
O ABS garante que o veículo permaneça dirigível mesmo durante manobras de frenagem bruscas. Um veículo com rodas travadas não pode ser dirigido em superfícies escorregadias ou em asfalto seco. O ABS mantém o rolamento das rodas e a força de travagem nas rodas individuais é reduzida. Desta forma, o motorista pode evitar obstáculos com segurança.
Controlo de estabilização eletrônico (ESC)
O Controlo Eletrônico de Estabilização (ESC) ajuda o motorista a retomar o controlo do veículo assim que ele começar a derrapar. A unidade de controlo compara continuamente os dados sobre o comportamento de direção do veículo com os valores atuais. Se esses valores não coincidirem, a unidade de controle emite o comando para estabilizar o veículo. ABS e ASR, entre outras coisas, agora estão ativados e evitam que as rodas escorreguem ou travem. O binário do motor é limitado e a roda traseira interior é travada em caso de subviragem e a roda dianteira exterior em caso de sobreviragem.
OUTROS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA
Control de pressão dos pneus
O sistema de monitoramento da pressão dos pneus reconhece uma perda de pressão, mesmo que ocorra nos quatro pneus ao mesmo tempo. O sistema mede a velocidade de cada roda e também usa os sensores de aceleração e ângulo de direção do ESC. Isso permite que os valores armazenados sejam comparados com a velocidade real de cada roda individual. O sistema funciona durante toda a vida útil do carro, sem custos de acompanhamento.
câmara de backup
Para um estacionamento ainda mais fácil, pode equipar seu veículo com o assistente visual de estacionamento. Com a câmara de ré na parte traseira, a área atrás do veículo é controlada e o caminho perfeito para estacionamento seguro é exibido. A largura do veículo também é levada em consideração. Este sistema de assistência está disponível em combinação com um sistema de áudio que mostra o processo de estacionamento no display.
Outras funções de segurança
O ASR (controlo de patinagem
das rodas motrizes) evita que as rodas patinem ao iniciar e acelerar
numa superfície escorregadia.
O Brake Assist ajuda o motorista durante uma
travagem de emergência, aumentando a pressão do freio, o que permite reduzir a
distância de travagem.
MSR (controlo do binário do motor) neutraliza a
tendência das rodas motrizes de travar ao imobilizar o veículo numa
superfície escorregadia.