A nova geração do Škoda Superb: ainda mais espaçoso, confortável e repleto de novas funcionalidades
› A Škoda atualiza de forma abrangente a tecnologia e o design do seu modelo topo de gama com motor de combustão interna
› Oferecendo agora ainda mais espaço, conforto e segurança, o Superb estará novamente disponível nas versões de carroçaria hatchback e Combi
› Uma gama mais ampla do que nunca de propulsores eficientes: três motores a gasolina, dois motores Diesel, pela primeira vez um propulsor mild hybrid e um novo híbrido plug-in com mais de 100 quilómetros de autonomia
› Potências que variam entre 110 kW (150 cv) e 195 kW (265 cv); a transmissão DSG é sempre incluída de série
› Até 28 detalhes Simply Clever ajudam a simplificar as interações diárias com o novo Superb
› A estreia mundial terá lugar em novembro de 2023
A Škoda vai apresentar a quarta geração do Superb em novembro de 2023 - 90 anos após o lançamento do histórico primeiro modelo. Tal como os seus antecessores, o novo Superb combina um conceito de design marcante com tecnologia avançada. Mais seguro e mais espaçoso do que nunca, o novo modelo está pronto para acrescentar mais um capítulo à longa tradição do Superb na Škoda. Com potências entre 110 kW (150 cv) e 195 kW (265 cv), o Superb estará disponível com três motores a gasolina, dois motores Diesel, um híbrido plug-in com uma autonomia elétrica ainda maior - superior a 100 quilómetros - e, pela primeira vez, com um propulsor mild hybrid. Três novas funcionalidades aumentam ainda mais a lista de ideias distintivas Simply Clever, elevando o seu número para 28.
Klaus Zellmer, Presidente do Conselho de Administração da Škoda Auto, afirma: "Há décadas que o Škoda Superb é sinónimo de conforto excecional, espaço, tecnologia de ponta e máxima segurança. Reunimos toda a nossa experiência para melhorar ainda mais todas estas qualidades para a próxima geração do nosso modelo emblemático com motor de combustão. O novo Škoda Superb completará na perfeição o nosso portfólio que inclui o produto certo para cada cliente. Para além disso, os nossos clientes podem escolher entre uma vasta gama de grupos propulsores - seja um híbrido plug-in, um dos nossos motores de combustão muito evoluídos e eficientes ou, pela primeira vez no Superb, um propulsor mild hybrid."
Johannes Neft, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para o Desenvolvimento Técnico, comenta: "O próximo Superb tem tudo para ser tão bem-sucedido como o seu antecessor. Estará disponível em duas versões de carroçaria, ambas oferecendo mais espaço interior e altura livre. Para além disso, irá oferecer as mais recentes funcionalidades de segurança e uma vasta gama de sistemas de assistência. Este pacote altamente atrativo é um testemunho da grande experiência da nossa equipa de Desenvolvimento Técnico, tal como o facto de a Škoda ter sido incumbida do desenvolvimento técnico da próxima geração do Škoda Superb e do próximo Volkswagen Passat."
Tecnologias de vanguarda e uma consola central sem manípulo de transmissão
Prestes a entrar na sua quarta geração moderna, o novo Superb continuará a impressionar com um design emotivo - objeto de novos aperfeiçoamentos - e com tecnologia de ponta. Este automóvel é agora ainda mais espaçoso e, ao mesmo tempo, mais seguro do que nunca, graças aos dez airbags, aos inúmeros sistemas de assistência e a um total de 28 funcionalidades Simply Clever. Além disso, o Superb combina uma excelente economia de combustível com um ótimo desempenho. Três motores a gasolina, modernos e altamente eficientes, dois motores Diesel de última geração e um novo híbrido plug-in com uma autonomia elétrica alargada a mais de 100 quilómetros abrangem um intervalo de potência de 110 kW (150 cv) a 195 kW (265 cv). Pela primeira vez, estará disponível um propulsor mild-hybrid e todos os modelos estão equipados de série com uma transmissão automática DSG. Uma das principais alterações no interior é o manípulo da caixa de velocidades montado na coluna de direção. Desta forma, liberta-se espaço na consola central, proporcionando ao condutor ainda mais conforto e espaço de arrumação adicional.
Ainda mais ideias Simply Clever
Até 28 detalhes Simply Clever aumentam o conforto do condutor e dos passageiros na nova geração do Superb. Alguns deles são completamente novos para a Škoda em geral: uma inédita cortina de enrolar, controlada eletricamente, que funciona como cobertura da bagageira na station wagon Superb Combi, um apoio de braço central para os bancos traseiros com suporte para tablet integrado e uma bolsa de arrumação dupla nas costas de cada banco dianteiro para guardar documentos ou revistas, bem como um smartphone. Uma novidade para o Superb é o funil integrado na tampa do reservatório do limpa para-brisas. Na verdade, a Škoda apresentou o primeiro do que se tornou uma gama muito ampla de pormenores Simply Clever em 2001, quando introduziu a primeira geração moderna do Superb. Nessa altura, estes incluíam inúmeros suportes para copos nos apoios de braços traseiros, no apoio de braços central e no interior do porta-luvas, bem como a estreia de uma tomada de 12 volts para os passageiros dos bancos traseiros. O icónico guarda-chuva na porta do condutor e os inteligentes ganchos para as malas e sacos na bagageira ainda hoje podem ser encontrados nos automóveis Škoda.
Exterior e interior: Proporções melhoradas, novo design da iluminação e interior completamente redesenhado
Com a linguagem de design atualizada da Škoda, nova iluminação e proporções revistas, o Superb de quarta geração é maior, mais emotivo e dinâmico do que o seu bem-sucedido antecessor. A Škoda também redesenhou o seu conceito de interior com um claro foco no cliente e numa ótima experiência de utilização. O tablier apresenta agora uma arquitetura totalmente nova que combina de forma inteligente os controlos manuais e digitais. O novo ecrã de infotainment mede até 12,9". A consola central tem um design limpo e organizado, uma vez que o manípulo da caixa de velocidades está agora instalado na coluna de direção.
Oliver Stefani, Diretor de Design da Škoda, afirma: "O Superb tem representado desde sempre o pináculo do design da Škoda. Com as suas novas linhas esculturais e proporções atléticas, a quarta geração é ainda mais elegante, evocativa e dinâmica do que a sua antecessora. As principais atualizações incluem faróis e luzes traseiras mais finas que incorporam novos elementos cristalinos, criando uma aparência tridimensional. No interior, o cliente é o centro das atenções e a equipa de Design da Škoda combinou o melhor dos dois mundos - controlos manuais e digitais. Tudo foi concebido com o objetivo de simplificar ainda mais a experiência geral do utilizador."
Design escultural, novo design dos faróis e das luzes traseiras e interior redesenhado para uma experiência de utilização otimizada
No novo Superb, a Škoda aperfeiçoou o design caraterístico da marca, introduzindo uma série de linhas esculturais. O modelo estará disponível como um elegante hatchback com uma prática porta traseira, bem como numa versão Combi. O design da iluminação dianteira e traseira tornou-se mais dinâmico em todas as novas versões do Superb. As luzes traseiras são significativamente mais esguias do que no seu antecessor e novos elementos cristalinos amplificam a sua aparência tridimensional. Os faróis, que também se tornaram mais nítidos e mais cristalinos, estão disponíveis em duas versões. Os módulos hexagonais de matriz bi-LED dos faróis Full LED Matrix são complementados por um elemento cristalino colorido chamado Crystallinium. O Crystallinium é uma nova caraterística especial que evoca o vidro de cristal colorido, conferindo um novo visual aos faróis. O interior do novo Superb foi redesenhado com um claro foco no utilizador. Todos os aspetos foram melhorados com o objetivo de simplificar a experiência do utilizador. O interior apresenta agora uma combinação inovadora de controlos manuais e de operação digital com base em ecrãs táteis. O novo ecrã de infotainment mede até 12,9", o que o torna o maior de sempre num Superb. O manípulo da caixa de velocidades foi montado diretamente na coluna de direção, num local de fácil alcance. A consola central também foi redesenhada e tem agora um aspeto muito limpo e organizado.
Motorizações: Motores modernos, maior autonomia elétrica e estreia da tecnologia mild-hybrid
A quarta geração do Škoda Superb não é apenas a mais económica e ecológica de sempre. Também está disponível com uma vasta gama de motores. A gama inclui três motores a gasolina, dois motores Diesel e um novo híbrido plug-in com uma maior autonomia elétrica. Pela primeira vez num Superb, está disponível uma variante mild hybrid. Todas as opções de motorização estão acopladas a uma transmissão DSG.
Johannes Neft, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para o Desenvolvimento Técnico, afirma: "O Superb tem sido tradicionalmente o porta-estandarte da marca Škoda. É por isso que cada nova geração do modelo tem sido acompanhada por estreias tecnológicas na nossa marca. Há quatro anos, o Superb iV híbrido plug-in assinalou o nosso claro compromisso com a mobilidade elétrica. A nova geração que se segue eleva a eletrificação do propulsor a um novo patamar, com uma autonomia elétrica aumentada para mais de 100 quilómetros e, pela primeira vez num Superb, está disponível um propulsor mild-hybrid."
O melhor de dois mundos: seis opções de motorização sempre acopladas à transmissão DSG, maior autonomia elétrica para o híbrido plug-in e uma nova versão mild-hybrid
As mudanças de velocidade no Superb de quarta geração são agora asseguradas exclusivamente por uma transmissão automática DSG com manípulo de controlo montado na coluna de direção. A caixa de dupla embraiagem transmite a potência dos motores de combustão altamente eficientes, bem como dos vários propulsores híbridos. E a Škoda Auto continua a oferecer o melhor dos dois mundos para satisfazer as necessidades dos atuais e dos novos clientes. Por esta razão, o portfólio de propulsores para a nova geração do Superb inclui - para além de três motores a gasolina e dois Diesel - um mild hybrid totalmente novo e um novo híbrido plug-in com maior autonomia elétrica. Este último está reservado para a versão Combi, com um motor 1.5 TSI de 110 kW (150 cv) que complementa agora o seu motor elétrico. A potência máxima do grupo propulsor de 150 kW (204 cv) é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa DSG de 6 velocidades. Comparativamente ao seu antecessor, a bateria de alta tensão aumentou a sua capacidade de 12,7 kWh para 25,7 kWh, elevando a autonomia puramente elétrica do veículo para mais de 100 quilómetros. Além disso, a Škoda aumentou a potência máxima de carregamento em wallboxes e pontos de carregamento AC de 3,6 para 11 kW, permitindo que a bateria seja carregada mais rapidamente. A versão híbrida plug-in também permite o carregamento em corrente contínua com uma potência de carregamento máxima de 50 kW. Tal como anteriormente, o carregamento também é possível a 2,3 kW a partir de uma tomada doméstica de 230 V. O depósito de combustível do Superb iV tem capacidade para 45 litros. O motor de entrada na gama é um 1.5 TSI com tecnologia mild-hybrid e uma potência de 110 kW (150 cv). Ambos os motores híbridos pertencem à nova geração de motores EA 211 evo2, funcionam segundo o ciclo Miller, eficiente em termos de consumo de combustível, e incluem um turbocompressor com turbina de geometria variável. O 1.5 TSI com tecnologia mild-hybrid também está equipado com a tecnologia de cilindros ativos (ACT+) de última geração. Estão também disponíveis duas variantes do motor 2.0 TSI com 150 kW (204 cv) e 195 kW (265 cv). O motor a gasolina de topo está associado de série à tração integral, tal como o motor Diesel mais potente, um 2.0 TDI com 142 kW (193 cv). O motor Diesel de entrada de gama é um 2.0 TDI com 110 kW (150 cv). Todos os motores a gasolina e Diesel estão acoplados a uma caixa DSG de 7 velocidades e todas as seis opções de motorização cumprem a norma de emissões Euro 6e.
Um novo módulo de arrefecimento melhora o desempenho e reduz a resistência aerodinâmica. A potência máxima dos ventiladores para motores com elevadas exigências de arrefecimento aumentou dos anteriores 800 para os atuais 1200 W no novo Superb.
Segurança: Muitos sistemas de segurança e assistência novos e aperfeiçoados
O novo Škoda Superb elevou a segurança a um novo nível. Está equipado com vários sistemas de assistência novos ou melhorados. O Turn Assist e o Crossroad Assist fazem a sua estreia no Superb. Para além da já conhecida função Predictive Pedestrian Protection, o Front Assist, proposto de série, passa também a detetar ciclistas. Até dez airbags, incluindo um airbag central, asseguram um elevado nível de segurança passiva.
Sistemas de assistência novos e melhorados
A quarta geração do Superb oferece uma funcionalidade Emergency Assist amplamente melhorada, enquanto o sistema Turn Assist é uma novidade para esta série de modelo. Este sistema alerta para potenciais colisões com veículos em sentido contrário ao virar para ruas secundárias e aplica automaticamente os travões. Outra nova funcionalidade é o Crossroad Assist. Este sistema utiliza sensores de radar no para-choques dianteiro para detetar o tráfego transversal em cruzamentos onde a visibilidade pode ser prejudicada e emite um alerta acústico em conjunto com um aviso visual no ecrã central. O sistema Front Assist também foi atualizado; para além da proteção dos peões, agora também deteta os ciclistas graças à funcionalidade Predictive Cyclist Protection. O novo sistema Top View utiliza quatro câmaras para monitorizar a 360 graus a área circundante do veículo, agora com uma resolução de imagem melhorada.
Até dez airbags asseguram um elevado nível de segurança passiva
Em termos de segurança passiva, o Superb oferece agora um total de dez airbags: os airbags para o condutor e passageiro dianteiro, os airbags laterais dianteiros e de cabeça e o airbag para os joelhos do condutor, bem como um airbag central entre os bancos dianteiros incluído de série para evitar que os passageiros da frente colidam um com o outro em caso de acidente. Opcionalmente, estão disponíveis dois airbags laterais para os bancos traseiros exteriores.