A Škoda Auto melhora continuamente a segurança dos seus veículos em todo o mundo
› Todos os modelos atuais da Škoda estão entre os mais seguros nas suas respetivas classes
› Vasta gama de sistemas de assistência para segurança ativa de série em todos os veículos Škoda
› Tradição de longa data no que respeita a testes de segurança e desenvolvimento contínuo de novos sistemas de assistência à segurança, apoiados por instalações e tecnologias de teste de última geração
› A Škoda vai introduzir vários assistentes novos e melhorias nos sistemas existentes nos próximos modelos
Johannes Neft, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para o Desenvolvimento Técnico, afirma: "As nossas equipas de desenvolvimento trabalham incansavelmente para garantir consistentemente que os veículos Škoda têm o nível mais elevado possível de segurança ativa e passiva em cada novo automóvel ou geração que lançamos. Este esforço incessante constitui tradicionalmente um dos pilares do nosso desenvolvimento técnico. Graças a instalações de teste de primeira classe, podemos simular uma vasta gama de diferentes cenários de colisão e testar os nossos veículos em condições altamente realistas. Dá-nos a possibilidade de melhorar ainda mais a segurança do nosso portfólio de modelos - não só na Europa, mas em todo o mundo".
A segurança ativa está a ganhar importância e tem prioridade nos veículos Škoda
A Škoda Auto tem dado prioridade à segurança dos passageiros e dos outros utentes da estrada desde sempre. Há mais de 50 anos, o fabricante de automóveis sediado em Mladá Boleslav realizou o primeiro teste de colisão documentado na antiga Checoslováquia com o então topo de gama Škoda 100 L em Ruzyně, em Praga. Este evento, em maio de 1972, constituiu um marco na melhoria sistemática da segurança dos veículos Škoda. Enquanto os fabricantes se concentravam principalmente na segurança passiva, atualmente um conjunto abrangente de características ativas desempenha um papel crucial no aumento da segurança geral do veículo. Ao apoiar proactivamente o condutor, estas características ajudam a evitar situações potencialmente perigosas e acidentes.
Modelos Škoda tradicionalmente entre os mais seguros nas suas categorias
Todos os novos modelos Škoda lançados desde 2008 obtiveram a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, sendo que os modelos Fabia e Enyaq iV são mesmo os mais seguros da sua categoria. Aproximadamente 45% da carroçaria de todos os modelos atuais da Škoda é feita de aço de alta resistência. Há já algum tempo que os critérios metodológicos do Euro NCAP não se centram apenas nos resultados dos testes de colisão, embora estes continuem a ser a base das avaliações; a inclusão e a eficácia dos sistemas de assistência e dos elementos adicionais de segurança ativa são cada vez mais tidas em conta nas classificações finais. A Škoda garante a máxima segurança para todos os seus modelos em todo o mundo; os modelos Škoda Kushaq e Škoda Slavia, desenvolvidos e construídos na Índia, são os únicos modelos que obtiveram a classificação máxima de cinco estrelas nos testes Global NCAP.
Recinto de testes em Úhelnice com um laboratório de colisão de vanguarda
No desenvolvimento de novos veículos, a Škoda Auto tem acesso a uma vasta gama de instalações de alta tecnologia, como o avançado laboratório de testes de colisão no recinto de testes de Úhelnice. Este local oferece disposições abrangentes para a realização de uma vasta gama de testes e ensaios ao mais alto nível possível. Dispõe igualmente de uma série de pistas diferentes para testar não só a segurança passiva, mas também para verificar a funcionalidade dos elementos de segurança ativa em várias condições e situações de condução. A qualidade do polígono de Úhelnice é confirmada pelo prémio "Crash Laboratory of the Year 2020", atribuído ao local de testes pela publicação especializada Automotive Testing Technology International.
Os sistemas de segurança ativa da Škoda antecipam situações perigosas
Enquanto os elementos de segurança passiva visam proteger a tripulação durante o desenrolar de um acidente, as características de segurança ativa são desenvolvidas para evitar situações perigosas que possam levar a incidentes de trânsito. Todos os modelos do atual portfólio da Škoda baseiam-se na plataforma MQB do Grupo Volkswagen, concebida para veículos ICE e híbridos plug-in, ou na plataforma MEB, concebida para veículos totalmente elétricos, incluindo a série Enyaq. Em ambos os casos, as plataformas representam o auge da tecnologia atual que permite aos modelos Škoda tirar partido das versões mais recentes de vários sistemas de assistência à segurança para garantir a proteção da tripulação e dos utentes da estrada circundantes, como peões e ciclistas.
Os sistemas de assistência mais importantes são de série em todos os modelos atuais da Škoda, incluindo sistemas eletrónicos que asseguram uma melhor tração (ASR, ESP, XDS) e distâncias de travagem mais curtas (ABS).
Assistentes de condução: Controlo do veículo mais fácil e seguro
Os veículos Škoda oferecem uma série de assistentes de condução como parte do pacote de série ou como características opcionais. Estes sistemas ajudam o condutor em várias situações de condução, tornando a condução mais segura e suave. Os assistentes dividem-se em quatro categorias: Assistentes de Condução, Assistentes de Estacionamento, Assistentes de Segurança e Assistentes de Informação.
Os Assistentes de Condução incluem o Adaptive Cruise Control, que ajusta a velocidade de cruzeiro definida de acordo com a situação atual do trânsito. Depois, existe o Travel Assist, uma compilação de vários assistentes de condução e funcionalidades que visam aumentar o conforto e simplificar a viagem através da orientação lateral (Adaptive Lane Assist) e longitudinal (Predictive Cruise Control) do veículo. Outros assistentes de condução incluem o Side Assist, que alerta o condutor para qualquer objeto que se aproxime até 70 metros atrás do automóvel e no ângulo morto do automóvel, e o Lane Assist, que utiliza uma câmara virada para a frente no para-brisas para ajudar a manter o automóvel na faixa de rodagem. A versão adaptativa também pode manter ativamente o veículo no centro da faixa de rodagem.
Para ajudar nas manobras de estacionamento, os Assistentes de Estacionamento que incorporam as tecnologias mais recentes estão disponíveis para os atuais veículos Škoda. Estes sistemas podem lidar com uma vasta gama de situações com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que transmitem acústica e visualmente informações sobre obstáculos e a sua distância do automóvel. O Park Assist efetua o estacionamento paralelo autónomo e pode também sair de uma fila de veículos estacionados em paralelo e lidar com o estacionamento perpendicular, tanto para a frente como para trás. Uma caraterística alargada do sistema Park Assist é o Trained Parking, que permite a execução automática de uma manobra de estacionamento num local conhecido, como por exemplo, subir uma entrada para uma garagem. O Trailer Assist ajuda os condutores a lidar com manobras difíceis, como o estacionamento em marcha-atrás com um reboque. Além disso, o Area View, que tem quatro câmaras de grande angular no seu núcleo, ajuda a melhorar significativamente a segurança do estacionamento, fornecendo uma visão em tempo real da situação geral em torno do veículo no ecrã de infotainment, dando ao condutor uma visão completa para executar a manobra pretendida. Além disso, os clientes podem contar com a introdução, em breve, de um sistema de assistência ao estacionamento remoto, controlado através da aplicação Remote Parking. Esta aplicação permitirá que o veículo seja movido para a frente e para trás enquanto o utilizador o controla convenientemente a partir do exterior do automóvel.
Os Assistentes de Segurança - a terceira categoria - têm como objetivo evitar situações perigosas e colisões. Todos os modelos atuais da Škoda vêm com Front Assist com Proteção Preditiva de Peões e Ciclistas de série. Este sistema monitoriza constantemente a distância do veículo da frente e pode reconhecer peões, ativando a travagem automática no caso de uma colisão iminente. Os veículos Škoda também incluem o Emergency Assist, que para automaticamente o automóvel se o condutor deixar de conduzir ativamente, e o Turn Assist, que monitoriza o tráfego na direção oposta num cruzamento quando o condutor se prepara para virar à esquerda (para veículos com condução à esquerda). Funcionando a velocidades de 2 a 15 km/h, este sistema pode evitar um acidente se o condutor avaliar mal a situação. O sistema Exit Warning, que faz parte do sistema de monitorização do ângulo morto, evita colisões graves com outro veículo, ciclista, motociclista, ciclista de scooter ou corredor, avisando visual e acusticamente o condutor e os outros passageiros, quando a abertura das portas de um veículo estacionado longitudinalmente pode causar um acidente.
Os Assistentes de Informação - a quarta categoria - apoiam o condutor, monitorizando de perto as informações de trânsito. A este respeito, o sistema de Traffic Sign Recognition desempenha um papel indispensável na segurança. Não só projeta informações sobre os sinais de trânsito no campo de visão do condutor, quer no painel de instrumentos quer no head-up display, como também fornece estes dados a outros sistemas, aumentando a utilidade de funcionalidades como o Predictive Cruise Control.
Proteção dos Passageiros: Adotar uma abordagem proactiva para uma segurança máxima
Em situações em que o veículo deteta um risco acrescido de acidente com base em dados de sistemas de segurança e sensores interligados, pode preparar proactivamente os passageiros para uma situação crítica, reduzindo significativamente o potencial impacto de um acidente. Numa travagem de emergência, o sistema Crew Protect Assist da Škoda pré-tensiona os cintos de segurança dos passageiros da frente. Em caso de derrapagem ou capotamento iminente, para além do pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros, quaisquer vidros elétricos abertos são parcialmente fechados até um intervalo de 55 mm e o teto de abrir é fechado. Além disso, os veículos Škoda também ativam as luzes de emergência. O Emergency Assist reduz ainda mais o risco de acidente se o condutor estiver incapacitado, por exemplo, devido a um problema de saúde, através da qual o sistema assume o controlo na faixa de rodagem atual, liga as luzes de perigo e para completamente o automóvel.
Proteção Preditiva de Peões e Ciclistas: Aumentar a segurança rodoviária para todos os utilizadores da estrada
O inovador sistema Front Assist da Škoda incorpora o Predictive Pedestrian and Cyclist Portection. Utilizando tecnologia avançada de radar e câmara multifunções, o sistema deteta movimentos transversais e longitudinais de peões ou ciclistas no caminho do veículo. O sistema foi criado não só para reconhecer indivíduos em movimento, mas também pessoas paradas. O sistema de travagem de emergência reage agora também aos ciclistas que atravessam a trajetória do veículo. Nestes casos, são emitidos uma série de avisos progressivos e, se as respostas do condutor forem consideradas insuficientes, a travagem de emergência é acionada a velocidades de 5 a 85 km/h. O sistema também acompanha os peões e os ciclistas que se deslocam na mesma direção, acionando os mesmos avisos e intervenções de travagem que faria para os veículos da frente.
Dois desenvolvimentos recentes incluem medidas que melhoram a capacidade do condutor para detetar peões antes de o veículo se pôr em movimento e ao manobrar a baixa velocidade. Este sistema tem por objetivo evitar acidentes, especialmente quando se trata de crianças que se deslocam em torno de um automóvel estacionado e que o condutor não vê.
O futuro da segurança automóvel na Škoda
A Škoda Auto está continuamente a melhorar a funcionalidade das suas características de segurança existentes, enquanto desenvolve novos sistemas e elementos de segurança. As futuras gerações dos modelos Kodiaq e Superb irão demonstrar estes esforços, introduzindo sistemas de assistência completamente novos e melhorados. Por exemplo, a nova geração do Superb irá oferecer um sistema de Driver Alert melhorado. Este pode detetar uma quebra na concentração do condutor de forma ainda mais fiável e ajudar a evitar acidentes devido a distração ou sonolência. Os modelos da Škoda também irão incorporar versões melhoradas dos assistentes de segurança existentes, expandindo e melhorando a sua funcionalidade. Por exemplo, o Crossroad Assist utiliza elementos do atual Turn Assist.
A indústria automóvel tem assistido a uma intensificação das exigências nos últimos anos, todas centradas num objetivo claro: alcançar a máxima segurança rodoviária. Uma tendência comum observada em todo o sector automóvel é o número crescente de dispositivos de deteção, assistentes e sistemas de segurança. Graças ao desenvolvimento interno da Škoda e à ênfase na implementação de tecnologias de ponta, os veículos da marca oferecem sempre aos clientes o mais elevado nível de segurança possível nos respetivos mercados, em conformidade com todos os requisitos e regulamentos legislativos globais e regionais.
Embora seja uma área relativamente nova, a cibersegurança está a ganhar importância rapidamente e tem um impacto direto na segurança automóvel. Por conseguinte, a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) está continuamente a introduzir novos pacotes regulamentares, centrados principalmente em medidas de segurança e cibersegurança. Trata-se geralmente de regulamentos que exigem que os fabricantes implementem nos seus veículos assistentes já existentes, que até agora eram opcionais. Estas medidas influenciam diretamente a indústria automóvel e contribuem para fazer avançar o desenvolvimento tanto dos automóveis como dos sistemas de assistência.
Para além das proteções de software, os regulamentos da UNECE estão a introduzir progressivamente novas melhorias nos automóveis para aumentar ainda mais a fiabilidade dos sistemas de assistência. No entanto, as normas legislativas relevantes respondem frequentemente às inovações anteriores dos próprios fabricantes de automóveis, que integram nos seus modelos sistemas de segurança e assistentes recentemente desenvolvidos para oferecer aos clientes o nível mais elevado possível de segurança ativa e passiva. Subsequentemente, estes elementos são tidos em conta em testes de segurança e diretrizes por organizações independentes e, em última análise, tornam-se parte de alterações legislativas, tais como os regulamentos UNECE acima mencionados. A Škoda Auto está preparada para responder rapidamente a estes desafios emergentes de forma adequada, garantindo que os seus clientes beneficiam de veículos modernos que cumprem os mais elevados padrões de segurança.