Modelos

24.05.2023

A versão Laurin & Klement completa a série Enyaq

› A nova versão Enyaq L&K oferece uma potência acrescida de 210 kW*, uma autonomia até 570 quilómetros** no ciclo WLTP, tempos de carregamento mais curtos, pré-aquecimento da bateria e o mais recente software ME4

› O novo design no interior e exterior conseguem um visual inconfundível e um equipamento completo de série para a versão L&K

› O primeiro modelo vem com uma nova interface de utilizador para maior comodidade, com gráficos actualizados que reflectem o novo Škoda CI

Johannes Neft, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para o Desenvolvimento Técnico, afirma: "

No novo Enyaq L&K, estamos a introduzir várias atualizações técnicas que vão ser posteriormente utilizadas noutros modelos desta série. A nova e mais potente geração de transmissão vai proporcionar uma maior potência do sistema de 210 kW*. Em simultâneo, conseguimos aumentar a autonomia máxima para 570 km** no ciclo WLTP e manter o tempo de carregamento de 10 a 80 por cento abaixo dos 30 minutos. Com base no feedback dos clientes, adicionámos a gestão de pré-aquecimento da bateria, que também utiliza dados de navegação. Esta função otimiza a performance de carregamento mesmo com tempo frio. Além disso, a nossa nova interface de utilizador eleva a facilidade de utilização a um nível completamente novo, tornando o funcionamento do veículo ainda mais intuitivo."

Gama ampliada e inumeras melhorias técnicas

O Škoda Enyaq L&K marca a estreia de um novo conjunto de bateria e motor. Oferece uma potência acrescida de 210 kW*, uma maior aceleração e mais autonomia. O Enyaq L&K 85 com tração traseira vai dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos**, o que é quase dois segundos mais rápido do que o anterior Enyaq iV 80 com tração traseira. A velocidade máxima é agora de 180 km/h**, e a autonomia máxima no ciclo WLTP aumentou mais ainda, para 570 quilómetros**. O Enyaq L&K 85x com tração integral acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos** e a sua autonomia aumenta para 550 quilómetros**. A curva de carga da bateria foi otimizada; permite carregar o Enyaq L&K de 10 a 80 por cento da sua capacidade em menos de 30 minutos.

Nova função de pré-aquecimento para todas as variantes do Enyaq a partir do ano modelo de 2024

O Enyaq Laurin & Klement está equipado com o mais recente software para veículos ME4, que será incluído em todos os modelos da família Enyaq produzidos a partir do final deste ano. O novo software introduz melhorias e novas funcionalidades. Entre elas, uma função de pré-aquecimento, que coloca a bateria a uma temperatura ótima antes do início do carregamento. Existem dois modos à escolha e o processo pode ser iniciado manualmente, premindo um botão no ecrã central de informação e lazer. No modo automático, ocorre sem o envolvimento do condutor quando o veículo está a caminho de um posto de carregamento rápido, com base nos dados do sistema de navegação.

Exterior com pormenores exclusivos em Platinum Grey

O Škoda Enyaq L&K é visivelmente reconhecido pelos detalhes exclusivos em Platinum Grey nos para-choques específicos do modelo, bem como no difusor e espelhos retrovisores externos. As saídas laterais são pintadas na cor da carroçaria, enquanto as molduras das janelas e as grelhas de tejadilho têm acabamento cromado - tal como a moldura da grelha Škoda, que apresenta a Face Cristal iluminada por 131 LEDs de série. O equipamento de série também inclui faróis LED matrix, que evitam encandear os carros que circulam em sentido contrário e ocultar as superfícies refletoras e luzes traseiras totalmente em LED. Os vidros laterais traseiros e o vidro traseiro são escurecidos ("Sunset"). O Enyaq L&K apresenta jantes de liga leve específicas de 20 polegadas ou, como opção, de 21 polegadas e o emblema L&K nos guarda-lamas dianteiros. O novo modelo ostenta a inscrição Enyaq na porta da bagageira, eliminando o sufixo "iV" do seu nome, tal como todas as outras variantes dos futuros modelos BEV da Škoda, incluindo a família Enyaq.

Duas Seleções de Design e bancos em pele ventilados com função de massagem

Para o interior do Enyaq L&K, a Škoda Auto oferece aos clientes a escolha entre duas Design Selections específicas. A Selecção de Design L&K Shell com estofos em pele bege é de série. A opcional L&K Black apresenta estofos em pele preta. Os bancos dianteiros com funções de ventilação e massagem, exclusivos da versão L&K, estão incluídos de série em ambas as versões. Através do menu de infotainment, os ocupantes podem selecionar entre as três funções "ventilação", "aquecimento" e "aquecimento com ventilação", ativar a função de massagem e acionar a regulação dos bancos. Os pedais têm visual distinto em alumínio.

Nova interface de utilizador para maior simplicidade de utilização

Tal como o Enyaq L&K, todos os futuros modelos Enyaq com a nova versão de software apresentam uma interface de utilizador melhorada. Isto aumenta ainda mais a facilidade de utilização e otimiza a experiência do cliente no veículo. A Interface de Utilizador reflete o novo Škoda CI, e as novas cores da marca são também utilizadas no menu de infotainment, no Virtual Cockpit e no head-up display. Além disso, a Škoda Auto renovou também toda a estrutura do menu do sistema de infotainment, que agora vem com três botões básicos apresentados em três cantos do ecrã. Tocar no ícone no canto superior esquerdo dá acesso às definições do veículo, enquanto as aplicações estão disponíveis no canto inferior direito. Um toque no canto inferior esquerdo leva o condutor ao ecrã inicial redesenhado. Oferece cinco páginas acessíveis com três layouts fixos, podendo os conteúdos ser personalizados. Os botões favoritos para acesso rápido a determinadas funções também foram melhorados. Os condutores podem configurar até cinco atalhos favoritos para controlar as funções do veículo - como o Assistente de Faixa de Rodagem, o aquecimento do para-brisas ou a função de recirculação do ar. Estes estarão então diretamente acessíveis na parte superior do ecrã. Além disso, até três aplicações - como a navegação, o menu do telemóvel ou o leitor multimédia - podem ser ativadas através da barra na parte inferior do ecrã.

Novo design do menu de navegação e menu de controlo da climatização simplificado

O software do veículo ME4 também traz novos mapas de navegação para a família Enyaq. Estes oferecem submenus de navegação reposicionados e uma secção de mapas maior. O menu de controlo do sistema de ar condicionado do veículo foi simplificado, a página de visão geral simplificada torna a operação ainda mais intuitiva. Os novos gráficos dão agora uma visão geral ainda melhor do nível da bateria e das opções de carregamento do veículo. O Virtual Cockpit redesenhado e o head-up display refletem agora também o novo Škoda CI e oferecem funções melhoradas.

Nova função para o Kessy

A luz de presença nas portas dianteiras é nova, os projetores LED nos espelhos retrovisores exteriores exibem agora um logótipo "Welcome" em vez das letras Škoda no chão. Quem sai do Enyaq L&K pode desfrutar de uma nova funcionalidade do sistema de acesso ao veículo sem chave Kessy. Agora, este sistema tranca automaticamente as portas quando o proprietário se afasta do veículo com o transmissor de rádio. O estado da porta trancada é confirmado com um sinal acústico da buzina do sistema de alarme.

 

 

* Potência elétrica máxima 210 kW: Potência máxima determinada de acordo com a norma UN-GTR.21 que pode ser ativada durante um máximo de 30 segundos. A potência disponível em situações de condução individuais depende de vários fatores, incluindo a temperatura exterior, a temperatura da bateria de alta tensão e o respetivo estado de carga, condição e desgaste. A potência máxima só está disponível se a temperatura da bateria de alta tensão estiver compreendida entre 23 e 50°C e se o nível de carga for superior a 88%. Se estes parâmetros não forem respeitados, a potência máxima pode ser reduzida ou não estar disponível. A temperatura da bateria pode, até certo ponto, ser influenciada indiretamente através da função de ar condicionado, e o nível de carga pode ser definido no veículo. A potência disponível no momento é apresentada no ecrã de informações sobre a condução do veículo. Para manter de forma otimizada a capacidade da bateria de alta tensão, recomenda-se um objetivo de carga de 80% para o uso diário (este pode ser alterado para 100% antes de viagens de longa distância, por exemplo).