Dois títulos do GUINNESS WORLD RECORDS
› Enyaq RS iV conduzido pelo jornalista de automóveis Richard Meaden bateu o recorde do GUINNESS WORLD RECORDS de "Longest Continuous Vehicle Drift on Ice" depois de atingir uma distância de 7.351 km
› A Škoda conquistou também o título do GUINNESS WORLD RECORDS em "Longest Continuous Vehicle Drift on Ice (electric car)" no mesmo veículo
› Os recordes foram estabelecidos no lago congelado perto de Östersund, na Suécia, às 11:05 da manhã de 19 de janeiro de 2023
O primeiro recorde conquistado pela Škoda no lago Stortjärnen foi de "Longest Continuous Vehicle Drift on Ice". Richard Meaden, a conduzir o SUV recém-lançado Škoda Enyaq RS iV, estabeleceu um novo recorde oficialmente verificado, ao manter o veículo num slide controlado durante mais de 15 minutos e 7,351 km. O drift de Meaden bateu o recorde anterior de 6,231 km, que tinha sido conquistado na China em 2022. Ao bater o primeiro recorde, Meaden e o SUV Škoda Enyaq RS iV conseguiram um segundo recorde: "Longest Continuous Vehicle Drift on Ice (eletric car)".
Com a presença de um juiz do GUINNESS WORLD RECORDS e o juiz internacional de drift, David Kalas como testemunha, a Škoda conseguiu o recorde no quarto dia da marca no local, depois de inúmeros treinos com diferentes combinações de pneus. Foram realizadas 18 horas de drifting ao longo dos cinco dias completos, sob temperaturas abaixo de zero, para se conseguir o drift perfeito.
O SUV Enyaq RS iV manteve-se sob condições exigentes e deu a volta ao círculo de drift 39 vezes durante os 15 minutos e 58 segundos, que viria a ser sua corrida recorde. Atingiu uma velocidade máxima de 48,69 km/h e 31,64 km/h no seu ponto mais lento. O veículo de produção em série utilizado para completar o recorde estava equipado com jantes de liga leve de 20 polegadas. Os pneus da frente Däckproffsen 245/35-R20 "event tyres" (da Michelin) tinham 600 pregos de 5 mm, permitindo uma tração e direção ainda melhor na superfície congelada sem aderência; enquanto os pneus Nokian Hakkapelitta 255/45-R20 montados nas rodas traseiras tinham 300 pregos de 2mm em toda a superfície do pneu, o que provou ser a combinação ideal na superfície de gelo de 40 cm de profundidade.
A conquista de dois novos títulos do GUINNESS WORLD RECORDS coloca a Škoda, o novo recordista, Richard Meaden e o logótipo RS de novo nos livros de recordes. Em 2011, o piloto britânico estabeleceu um novo recorde da Southern Californian Timing Association (SCTA) Land Speed Record com um automóvel de indução forçada de 2,0 litros de produção de 365,45 km/h. Foi ao volante de um Octavia RS produzido pela Škoda no Reino Unido, que o recorde tinha sido conquistado no lendário Bonneville Salt Flats, nos Estados Unidos.
Meaden disse sobre o triunfo: "Estar de volta ao volante de outro Škoda que bate recordes é muito especial, ir de Bonneville Salt Flats, nos EUA, até um lago congelado na Escandinávia - e conseguir bater dois recordes distintos em dois automóveis diferentes. "Estou incrivelmente orgulhoso por fazer parte de uma equipa que volta a bater recordes, 12 anos depois - quem é que podia imaginar que estaríamos aqui a fazer drifting num veículo elétrico no gelo? Só mostra o quanto o mundo automóvel está a mudar, e como também é emocionante".
O Enyaq RS iV apresenta uma suspensão desportiva 15 mm mais baixa à frente em comparação com o Enyaq iV de série, e 10 mm mais baixa atrás. Além disso, a direção progressiva e o modo de condução selecionado, bem como o Dynamic Chassis Control opcional para um sistema de amortecimento adaptativo, permitem uma tração ainda melhor. Existem ainda outras melhorias, como os para-choques desportivos característicos dos RS com estofos em pele preta, também presentes no volante e nos acabamentos do painel de instrumentos.
O SUV Enyaq RS iV é o segundo Škoda totalmente elétrico a ostentar o emblema RS, com 299 cv e a ir dos 0-100 km/h em apenas 6,5 segundos a partir da sua bateria de 82 kWh (77 kWh net) e motores elétricos duplos. Com um em cada eixo, o Enyaq RS iV produz 460 Nm de binário, com aceleração instantânea e performance potente. O veículo pode ser carregado rapidamente a velocidades de 135 kW, o que significa que uma carga de 80% pode ser atingida em apenas 36 minutos.