Modelos

30.01.2023

Rallye Monte-Carlo: Škoda Fabia RS Rally2 estreia-se com sucesso no campeonato mundial

› O novíssimo carro de rali de Mladá Boleslav foi o mais rápido na classe RC2 em 16 das 18 etapas iniciais da temporada do FIA World Rally Championship

› Quatro das equipas privadas com carros Škoda Fabia RS Rally2 terminam no top 10 da classe RC2

› O veterano do 'Monte' François Delecour conduz um Škoda Fabia RS Rally2 à vitória na primeira ronda da WRC Masters Cup

Sete equipas enfrentaram o desafio do Rallye Monte-Carlo com o novíssimo Škoda Fabia RS Rally2. Quatro terminaram no top 10 da classe RC2. A equipa Toksport da WRT, Nikolay Gryazin e Konstantis Aleksandrov foi a mais bem classificada, na segunda posição. A equipa checa Erik Cais e Petr Těšínský, da Orsák Rally Sport, chegou à final do Principality na quarta posição. "Foi fantástico. A minha equipa preparou um carro incrível, o fim de semana foi perfeito", disse Cais ao chegar à meta, ao fim de cerca de 325 quilómetros de competição.

Oliver Solberg, da Suécia, e o copiloto britânico Elliott Edmondson chegaram em sexto lugar, enquanto os seus companheiros de equipa da Teksport WRT, Marco Bulacia e Alex Coronado (BOL/ESP) conseguiram a oitava posição. A sétima posição foi para o modelo predecessor do Škoda Fabia Rally2, o Škoda Fabia Rally2 evo utilizado pela equipa britânica Chris Ingram e Craig Drew.

A maioria dos participantes que competem com carros da classe RC2 também optam por recolher pontos para a categoria de campeonato mundial WRC2, o que só é possível em sete dos treze eventos da temporada. Para Oliver Solberg, o Rallye Monte-Carlo fazia parte da sua short-list pessoal de eventos selecionados. O filho, de 21 anos, do antigo campeão mundial Petter Solberg, prefere começar a sua campanha com a segunda volta no seu país natal, a Suécia. Independentemente disso, usou a abertura da temporada 'Monte' para se habituar ao novíssimo Škoda Fabia RS Rally2. E alcançou este objetivo em grande estilo: Solberg conquistou o melhor tempo da classe em dez das 18 etapas. Mas um furo (SS2) e um contacto com um obstáculo (S11) fizeram com que descesse muito na classificação.

Ainda mais infelizes foram os campeões do FIA Junior World Rally 2021, Sami Pajari e o copiloto Enni Mälkönen (Škoda Fabia RS Rally2). Quando Pajari mostrou graves sintomas de intoxicação alimentar durante a noite antes da prova, a equipa finlandesa não teve outra opção senão retirar-se.

O Rallye Monte-Carlo também assistiu à estreia da recém-criada WRC Masters Cup. O mais rápido desta categoria reservada aos pilotos com mais de 50 anos de idade foi uma das lendas do desporto - François Delecour, vencedor do "Monte" de 1994. A sua participação foi uma notável exibição de espírito desportivo entre diferentes equipas de clientes da Škoda Motorsport. Devido ao facto de todas os Škoda Fabia RS Rally2 da Toksport WRT já estarem ocupados, a equipa húngara Eurosol Racing ofereceu a sua máquina semelhante. E assim Delecour e a copiloto Sabrina de Castelli ganharam a categoria num Eurosol Racing Škoda Fabia RS Rally2, da Toksport WRT. Além disso, as seis melhores equipas da WRC Masters Cup conduziram todas versões diferentes do Škoda Fabia. O segundo lugar foi para os campeões do WRC2 Masters Champions, Mauro Miele e Luca Beltrame de Itália (Dream One Racing).

Depois - pelo menos em alguns lugares - das estradas cobertas de gelo dos Alpes franceses, o FIA World Rally Championship dirige-se para as pistas cobertas de neve do norte da Escandinávia. Segue-se no calendário o Rally da Suécia (9-12 de fevereiro de 2023) em Umeå.

Rallye Monte-Carlo, 19-22 janeiro 2023, resultados do WRC2

1.       Yohan Rossel/Arnaud Dunand (FRA/FRA), Citroën C3 Rally2, 3:22:09.9 horas

2.      Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (ANA/ANA), Škoda Fabia RS Rally2, +0.5 segundos

3.      Pepe Lopez/Borja Rozada (ESP/ESP), Hyundai i20N Rally2, +1:06.2 minutos

4.      Erik Cais/Petr Těšínský (CZE/CZE), Škoda Fabia RS Rally2, +1:25.9 minutos

5.      Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (FRA/FRA), Ford Fiesta Mk2 Rally2, +1:51.9 minutos

6.      Chris Ingram/Craig Drew (GBR/GBR), Škoda Fabia Rally2 evo, +3:02.2 minutos 

Número do ralli:16

Durante a sua primeira prova do FIA World Rally Championship, o novo Škoda Fabia RS Rally2 foi o carro mais rápido da classe RC2 em 16 das 18 etapas. Oliver Solberg e Elliott Edmondson venceram dez etapas, Nikolay Gryazin e Konstantin Aleksandrov conquistaram o melhor tempo em cinco etapas, e Erik Cais e Petr Těšínský venceram uma etapa.