Modelos
Path 2@2x

27.10.2022

ŠKODA ENYAQ RS 𝗶V

› Dois motores, sistema com 220 kW* de potência e tração integral garantem um comportamento dinâmico e envolvente.

› Extraordinária aerodinâmica com elevada eficiência energética capaz de assegurar 500quilómetros** em ciclo WLTP.

› Design emotivo com aplicações de assinatura RS e interior espaçoso.

 

A ŠKODA AUTO está a alargar a sua família RS introduzindo um novo modelo elétrico: o ENYAQ RS iV. Tal como no ENYAQ COUPÉ RS iV, o construtor checo optou por um sistema de dois motores com uma potência total de 220 kW* distribuída pelas quatro rodas deste SUV topo de gama. Graças ao reduzido arrasto aerodinâmico de cw 0.265, o ENYAQ RS iV tem uma autonomia superior a 500 quilómetros** segundo o ciclo WLTP.

Uma nova entrada na gama ŠKODA: a oferta desportiva RS do construtor checo foi expandida para incluir o segundo modelo elétrico: o novo ENYAQ RS iV. O SUV recebe tração integral e dois motores com uma potência conjunta de 220 kW*, tal como o ENYAQ COUPÉ RS iV. Isto faz das duas versões RS da família ENYAQ iV os modelos mais potentes da ŠKODA. A família ENYAQ iV assenta na Plataforma Modular Elétrica do Grupo Volkswagen (MEB) e é produzida na linha de montagem da fábrica principal da ŠKODA em Mladá Boleslav. O ENYAQ iV e o ENYAQ COUPÉ iV são os únicos modelos com base MEB de produção europeia fora da Alemanha. A ŠKODA AUTO acaba de anunciar a saída da unidade 100,000 da família ENYAQ iV da linha de produção nos próximos dias. Este número inclui os modelos ENYAQ iV SUV e ENYAQ COUPÉ iV em todas as suas variantes, tal como as restantes versões desportivas RS e SPORTLINE.

O visual dinâmico do ENYAQ RS iV, com suspensão desportiva de série, jantes de grandes dimensões com 20 ou 21 polegadas e elementos RS, torna-o imediatamente reconhecível como modelo da linha RS. Com uma velocidade máxima de 180 km/h, 20 km/h superior à dos outros modelos ENYAQ iV, iguala a variante coupé. Com zero emissões locais, o modelo acelera dos 0 a 100 km/h em 6.5 segundos, dispondo de um binário máximo de 460 Nm, que fica disponível desde o arranque estático, característica inerente à de um veículo elétrico. A bateria de 82 kWh, a elevada eficiência energética e um coeficiente de arrasto de cw 0.265, conseguem assegurar uma autonomia máxima superior a 500 quilómetros** segundo o ciclo WLTP. Graças a uma capacidade máxima carga de 135 kW, a bateria de iões de lítio de alta voltagem do ENYAQ RS iV pode ser carregada entre os 10% e os 80% em apenas 36 minutos nas estações de carga rápida.

O ENYAQ RS iV garante uma excelente dinâmica de condução com um amplo espaço

Além do visual desportivo e do comportamento dinâmico, o novo ŠKODA ENYAQ RS iV assegura um amplo espaço para até cinco pessoas. O SUV tem 4,653 milímetros de comprimento, 1,879 milímetros de largura e 1,605 milímetros de altura, com 2,768 milímetros na distância entre eixos. Com 585 litros de capacidade, a bagageira é 15 litros superior à do ENYAQ COUPÉ RS iV e pode ser aumentada até aos 1,710 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Exterior específico RS, faróis full LED Matrix e Crystal Face no equipamento de série

O ENYAQ RS iV destaca-se com um exterior particularmente dinâmico graças aos numerosos detalhes RS: moldura da grelha ŠKODA com acabamento em preto brilhante, tal como os aros das janelas, capas dos espelhos exteriores e difusor traseiro, ou ainda a legenda ŠKODA e a designação do modelo na traseira. O spoiler dianteiro é pintado a preto, acabamento alargado aos contornos das cortinas de ar, que são em forma de E no modelo RS. As ilhargas laterais são pintadas na tonalidade da carroçaria e o refletor vermelho na traseira percorre toda a largura do veículo - um elemento distinto de todos os modelos ŠKODA RS. Os guarda-lamas dianteiros recebem os logos verdes RS, e a frente do ENYAQ RS iV destaca-se com a frente Crystal Face, adotada de série; 131 LEDs na iluminação das faixas verticais e também no friso horizontal da grelha ŠKODA. Combinam com os faróis full LED Matrix e com as luzes traseiras LED, os dois elementos incluídos de série no modelo RS capazes de criar um efeito animado de boas-vindas.

Jantes maiores, carroçaria rebaixada e aerodinâmica extraordinária

Reforçando o visual dinâmico do ENYAQ RS iV, a suspensão desportiva montada de série rebaixa a carroçaria em 15 milímetros à vertical do eixo dianteiro e 10 milímetros no eixo traseiro. Isto assegura uma excelente aerodinâmica, comprovada pelo coeficiente de arrasto aerodinâmico de cw 0.265. As aplicações plásticas de efeito aerodinâmico aplicadas nas jantes também influenciam os bons resultados no tratamento do fluxo do ar. De série, o ENYAQ RS iV recebe as jantes Taurus, com acabamento preto e 20 polegadas, ficando disponíveis em opção as jantes Vision, em antracite e com 21 polegadas. A vistosa pintura sólida em Verde Mamba é exclusiva dos modelos RS, mas estão disponíveis todas as outras cores disponíveis na gama. Outra das opções disponível para o ENYAQ RS iV é o teto panorâmico, que pode ser aberto no meio-comprimento dianteiro.

Habitáculo desportivo com elementos RS e dois acabamentos exclusivos Design Selections

O interior, predominantemente preto e com um amplo espaço para até cinco pessoas, caracteriza-se por um ambiente desportivo, tão típico dos modelos RS. O ENYAQ RS iV recebe de série um completo equipamento que inclui aplicações decorativas tipo-carbono no tablier e nos painéis das portas, além dos pedais desportivos com superfície de alumínio e bancos desportivos aquecidos e decorados com o logo RS. A climatização com controlo individual de três zonas e a luz ambiente LED também na iluminação do tablier, dos painéis das portas e do compartimento Phone Box para carregamento por indução do smartphone, fazem igualmente parte do equipamento de série. A bagageira com 585 litros pode ser utilizada ainda mais facilmente com recurso à abertura de acionamento elétrico fornecido de série e ativado através do pedal virtual. Os clientes também podem optar por dois níveis Design Selections, ambos exclusivos dos modelos ENYAQ RS iV. Os bancos fornecidos de série no nível RS têm o design Lounge e são estofados a preto com microfibra Suedia, debrum em cor de lima e pespontos contrastantes. As costuras em contraste da mesma cor estão também presentes no volante desportivo multifunções, ostentando o logo RS, e no tablier revestido em Suedia. O ambiente opcional RS Suite da coleção Design Selection diferencia-se através dos bancos forrados em pele preta, com debrum a cinzento e pespontos contrastantes, que também decoram o volante desportivo multifunções. O tablier reveste-se num acabamento visualmente semelhante à pele, completado por costuras em contraste.

Dois ecrãs digitais com projeção head-up display de Realidade Aumentada em opção

A família ENYAQ iV recebe o maior ecrã central atualmente disponível em toda a gama de produção corrente ŠKODA, com uma medida à diagonal de 13 polegadas. Com fundos personalizáveis e função tátil, os ecrãs podem ser igualmente controlados através de gestos deslizantes, de toque múltiplo e de movimentos virtuais ou ainda com a ajuda da assistente digital online Laura, que compreende comandos de voz em 15 línguas. Adicionado a tudo isto está o Digital Cockpit de 5.3 polegadas, destinado a fornecer informação direta da velocidade, dados da viagem, da navegação e sistemas de assistência à condução com quatro tipos distintos de visualização. A informação apresentada, incluindo a das funções do veículo e das ajudas à condução, pode ser controlada através do volante multifunções. O ecrã head-up display com realidade aumentada é um opcional que projeta informação adicional no campo de visão direto do condutor. Adicionalmente, o sistema de som CANTON com 12 colunas e um equalizador digital, está disponível em opção para criar uma experiência de som imersiva.

Ligação Permanente à Internet com funções de conetividade ŠKODA Connect para modelos elétricos

A ŠKODA garante que o software do ENYAQ RS iV estará sempre atualizado graças à ligação permanente online através de um cartão eSIM integrado, o que também permite ao condutor descarregar apps adicionais ou ativar novas funções sempre que entender. O mais recente software ME3 do veículo inclui atualizações para os ecrãs além da otimização do sistema de climatização e melhorias na gestão da bateria, que inclui modo de preservação. A ligação de Internet suporta inúmeras funções, incluindo informações de trânsito, planeamento de rotas e procura de lugar de estacionamento em tempo real, além de suportar controlo por voz. Alguns dos serviços móveis online incluídos no ŠKODA Connect foram especialmente desenvolvidos para veículos integralmente elétricos. Por exemplo, a app MyŠKODA pode ser usada para controlar remotamente a carga da bateria e acionar o ar condicionado, ou agendar o seu funcionamento, antes do início da viagem. O sistema de navegação identifica as estações de carga na proximidade ou ao longo do percurso planeado. Adicionalmente, a app MyŠKODA consegue aconselhar o condutor a ligar o aquecimento ou a iniciar um ciclo de carga no caso da temperatura exterior na localização do ENYAQ RS iV se mostrar demasiado baixa para o uso eficiente da bateria.

A base com a mais elevada performance na gama ŠKODA

O ŠKODA ENYAQ RS iV baseia-se na Plataforma Modular Elétrica (MEB) e, como o ENYAQ COUPÉ RS iV, assegura a plataforma motopropulsora com maior performance no atual portfolio de modelos. Um dos motores elétricos está alojado no eixo dianteiro e o segundo no eixo traseiro. O ENYAQ RS iV dispõe, portanto, de tração às quatro rodas, com um sistema capaz de debitar 220 kW* de potência e um binário máximo de 460 Nm.