Modelos
Path 2@2x

22.09.2022

ŠKODA apresenta o caminho para a mobilidade sustentável

› Metas para 2030: perseguir consistentemente a mobilidade neutra para o ambiente, reduzir as emissões de CO2 da frota em mais de 50% em relação a 2020

› O foco está na mobilidade elétrica, produção neutra para o ambiente e materiais reutilizáveis e reciclados

› O recém-criado Conselho Externo para a Sustentabilidade traz conhecimentos especializados para lidar com decisões importantes

› Sustentabilidade entre os temas centrais da NEXT LEVEL - ŠKODA STRATEGY 2030

A sustentabilidade no centro da NEXT LEVEL - ŠKODA STRATEGY 2030

O fabricante de automóveis definiu a sustentabilidade como uma área-chave da sua NEXT LEVEL - ŠKODA STRATEGY 2030 e fixou objetivos ambiciosos para reduzir eficazmente a pegada de CO2 das suas atividades comerciais ao longo de toda a cadeia de valor. Durante o ano passado, os investimentos da ŠKODA AUTO nesta área - juntamente com uma comunicação abrangente e transparente sobre os temas do ambiente, assuntos sociais, gestão e negócios - ajudaram o Grupo Volkswagen a tornar-se a primeira empresa automóvel do mundo a cumprir os requisitos de informação do Plano de Ação para o Financiamento da Sustentabilidade e da Taxonomia da União Europeia.

Expandir a mobilidade elétrica

A ŠKODA AUTO irá lançar três novos modelos totalmente elétricos até 2026. Outros modelos estão em preparação. A ŠKODA tem como objetivo aumentar a quota das suas vendas de veículos totalmente elétricos na Europa para mais de 70% até 2030. A ŠKODA AUTO pretende reduzir as emissões de CO2 da sua frota em mais de 50% até 2030 em comparação com 2020, através da expansão contínua da mobilidade elétrica.

Descarbonização da produção

A ŠKODA AUTO recorrer cada vez mais a energias renováveis para fabricar os seus veículos e ao fazê-lo está a reduzir significativamente as emissões de CO2 na produção. O que significa que as três fábricas checas estarão a funcionar com emissões líquidas de carbono nulas até 2030. As fábricas de produção na Índia serão completamente neutras em termos de CO2 até 2025. A fábrica de componentes em Vrchlabí atingiu este objetivo até ao final de 2020. Para além da utilização de energias renováveis, as medidas abrangentes incluem também a reciclagem de resíduos, a utilização de materiais e processos eficientes em termos de recursos e uma logística predominantemente ecológica. A ŠKODA AUTO também apoia a construção de um parque eólico em Moravice-Melč no leste da República Checa, em colaboração com a ŠKO-ENERGO.

Ciclo sustentável de materiais e segundo ciclo de vida para baterias

A ŠKODA AUTO está a optar cada vez mais por materiais naturais, reciclados e recicláveis, tais como os utilizados no concept car ŠKODA VISION 7S. Para além de metais e vidro, os plásticos reciclados já estão a ser incorporados em veículos novos. No ŠKODA ENYAQ iV, por exemplo, as coberturas dos bancos são feitas de lã virgem e garrafas PET recicladas. Os passos seguintes envolvem materiais compósitos feitos de plástico e fibras de beterraba ou da planta de cana Miscanthus.

A utilização de cascas de arroz, cânhamo, cortiça e fibras de coco está também a ser investigada. A ŠKODA está a instalar baterias usadas de alta tensão de veículos elétricos em sistemas de armazenamento de energia estacionários, antes de serem recicladas. Este segundo ciclo de vida reduz eficazmente a pegada de CO2 das baterias.

Uma utilização de veículos elétricos neutra do ponto de vista ambiental

A abordagem abrangente da ŠKODA AUTO à sustentabilidade inclui não só a produção neutra em termos de CO2, mas também a utilização de automóveis elétricos com emissões praticamente nulas. Os modelos ŠKODA ENYAQ iV já são entregues aos clientes com um balanço de carbono neutro. A ŠKODA AUTO compensa as emissões de CO2 atualmente inevitáveis durante a produção através da compra de créditos de carbono certificados. Além disso, a empresa está a apoiar a expansão das fontes de energia renováveis na Europa. Por exemplo, o fabricante de automóveis está envolvido na construção de um novo parque eólico na Finlândia. Com um volume de energia calculado de 570 GWh por ano, a fábrica irá produzir no futuro energia ecológica suficiente para abastecer cerca de 150.000 lares com eletricidade ou alimentar veículos elétricos ŠKODA com zero emissões locais.

Conselho Externo para a Sustentabilidade recentemente estabelecido com peritos internacionais

Em novembro de 2021, a ŠKODA AUTO criou o seu próprio Conselho Externo para a Sustentabilidade. O painel externo e independente é composto por cinco peritos de renome internacional que aconselham o Conselho de Administração na implementação das medidas de sustentabilidade planeadas e também fornecem novas perspetivas, ímpeto e abordagens. Isto torna o fabricante de automóveis numa das primeiras empresas na República Checa a recorrer aos conhecimentos especializados do seu próprio comité nesta área.

Formação extensiva para os concessionários ŠKODA e atividades adicionais de sustentabilidade

No seu caminho rumo a uma maior sustentabilidade, a ŠKODA está a envolver sistematicamente os seus 3.200 concessionários em todo o mundo. Uma questão é evidente: mesmo pequenas medidas podem reduzir a pegada de carbono, por exemplo, disponibilizando bicicletas como veículos de substituição para os clientes aquando das intervenções de manutenção. A par da GreenRetail no setor do retalho, a GreenProduct concentra-se em veículos tão amigos do ambiente quanto possível e a GreenFactory dedica-se à produção sustentável.

As medidas de sustentabilidade da empresa baseiam-se na declaração de missão ambiental do Grupo Volkswagen 'goTOzero'. A política engloba os temas das alterações climáticas, recursos, qualidade do ar e conformidade ambiental.

Como parte disto, a iniciativa #Project1Hour apela aos 660.000 funcionários do Grupo Volkswagen a considerarem a sua própria contribuição para a sustentabilidade e proteção do ambiente para assinalar o Dia da Terra a 22 de abril de cada ano. Em 2022, funcionários da ŠKODA AUTO e das suas subsidiárias SAVWIPL na Índia, bem como da ŠKODA AUTO na Alemanha e na Eslováquia, participaram na campanha.