Modelos
Path 2@2x

22.09.2022

Estudo de design do ŠKODA OCTAVIA COMBI celebra o seu 25º aniversário

› O concept car do espaçoso ŠKODA OCTAVIA COMBI foi apresentado no IAA de Frankfurt am Main a 10 de setembro de 1997

› O estudo de design pertence agora à coleção do Museu ŠKODA em Mladá Bolesla

› A primeira geração moderna do OCTAVIA foi a base para o sucesso do atual best-seller da ŠKODA

Em setembro de 1996, cinco anos e meio depois de entrar para o Grupo Volkswagen, a ŠKODA AUTO abriu uma das fábricas de automóveis mais modernas da Europa, na época, em Mladá Boleslav. A produção em série da primeira geração moderna do ŠKODA OCTAVIA marcou o início de uma nova era para o fabricante de automóveis checo. O trabalho de desenvolvimento do modelo liftback, que na altura se baseava na nova plataforma do Grupo Volkswagen, começou em 1992. Liderada por Dirk van Braeckel, a equipa de design utilizou a tecnologia CAD para criar uma carroçaria moderna e intemporal.

A 10 de setembro de 1997, cerca de um ano depois do lançamento da versão liftback, a ŠKODA apresentou um estudo de design do OCTAVIA COMBI no 57º IAA em Frankfurt am Main. O impressionante veículo roxo pertence agora à coleção do Museu SécKODA em Mladá Boleslav.

Em menos de seis meses, a produção em série do OCTAVIA COMBI começou em fevereiro de 1998. No processo, a ŠKODA estabeleceu novos padrões de fabrico: produzido naquela que era então a maior fábrica de prensagem do fabricante de automóveis checo, a parte lateral da carroçaria foi feita a partir de uma única peça de chapa embutida. O equipamento garantia uma precisão de um décimo de milímetro e o peso do molde de prensa necessário era de 63 toneladas.

No mês de março seguinte, o OCTAVIA COMBI celebrou o seu lançamento mundial no Geneva Motor Show, com os primeiros clientes a receberem os seus veículos dois meses depois. A distância entre eixos do modelo de 4,5 metros era de 2,512 mm, a mesma do liftback, por sua vez o modelo familiar era 6 mm mais comprido e 26 mm mais alto. Pesava entre 15 e 30 kg mais, dependendo da configuração. A traseira, com um design elegante, tinha uma grande capacidade de carga, entre 548 e 1.512 litros.

O atual best-seller do fabricante de automóveis checo baseou-se no notável sucesso do primeiro modelo OCTAVIA COMBI da história da empresa: a ŠKODA apresentou o veículo com uma estrutura tubular central, motor dianteiro montado longitudinalmente e tração traseira na Engineering Fair in Brno, a 11 de setembro de 1960. A ŠKODA produziu o modelo de 4.065 x 1.600 x 1.430 mm a partir do verão de 1961 até 1971.