Modelos

Um sistema de tração integral moderno e controlado eletronicamente para uma eficiência ótima

 

A Škoda utiliza um evoluído controlo eletrónico nos seus modelos de tração integral para uma transmissão de potência eficaz. Dois motores elétricos asseguram a tração 4×4 nos modelos Enyaq iV e Enyaq Coupé iV, enquanto uma embraiagem multidisco, controlada eletronicamente, é utilizada nos modelos Octavia, Superb, Karoq e Kodiaq. É assim possível distribuir a potência entre os eixos dianteiro e traseiro.

Johannes Neft, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto, Desenvolvimento Técnico, explica: "A tração às quatro rodas ajuda a melhorar o comportamento dinâmico e também beneficia a segurança, tanto em veículos com motor de combustão interna, como nos elétricos. Isto não se aplica apenas durante o inverno, por exemplo na neve ou no gelo, mas também em estradas molhadas ou secas. Os modernos sistemas de controlo eletrónico respondem de forma ideal às alterações das condições da estrada em milissegundos e garantem que o veículo permanece sob controlo. No entanto, sempre que as condições o permitam, apenas duas rodas são propulsionadas, tornando os nossos modelos com tração integral ainda mais eficientes."

Família de modelos Enyaq iV com tração 4×4 equipada com um motor elétrico em ambos os eixos

A Škoda Auto emprega tecnologia moderna e dois conceitos diferentes nos seus modelos de tração às quatro rodas. Os modelos 4×4 da família Enyaq iV - as variantes 80x e RS - dispõem de dois motores elétricos, transmitindo, separadamente, a potência a cada eixo. Um motor síncrono de íman permanente de 150 kW (PMSM) é instalado no eixo traseiro, tal como nos modelos da família Enyaq iV com apenas um motor e tração traseira. Com uma eficiência bem superior a 90% na maioria das situações de condução, é extremamente económico. Um motor de indução (IM) de 80 kW instalado no eixo dianteiro também propulsiona as rodas dianteiras quando a situação de condução o exige, por exemplo, no caso de pouca tração. As vantagens incluem a sua capacidade de tolerar sobrecargas momentâneas e perdas mínimas por arrasto quando desativado. A versão Enyaq iV 80x tem uma potência total de 195 kW, enquanto o RS iV fornece 220 kW. Uma vez que o sistema não depende de eixos do tipo cardan, embraiagens ou diferenciais, não há qualquer ligação mecânica entre os dois eixos, o que o torna muito rápido e altamente eficiente. O controlo eletrónico dos motores elétricos é tão rápido e suave que quaisquer correções feitas em conjunto com os sistemas de assistência passam despercebidos pelo condutor.

Distribuição de potência em modelos com motor de combustão interna através de uma embraiagem multidisco

A Škoda Auto instala uma embraiagem multidisco, controlada eletronicamente, nos seus modelos com motor de combustão interna e tração integral. A atual e sexta geração é quase 0,8 quilogramas mais leve do que a sua antecessora. Além disso, óleo de baixo atrito, pré-carga reduzida do rolamento e lubrificação interna melhorada asseguram uma eficiência otimizada e, consequentemente, um menor consumo de combustível. Uma unidade de controlo integrada assegura uma resposta imediata. Vários sensores monitorizam continuamente parâmetros tais como a velocidade das rodas, o ângulo de direção das rodas dianteiras, a aceleração lateral e longitudinal do veículo, a posição do pedal do acelerador, a velocidade do motor e o binário. Com base nestes dados, a unidade de controlo da embraiagem multidisco calcula e coordena a transmissão ótima do binário para cada roda em milissegundos. Graças a esta tecnologia, a tração 4×4 totalmente automática da Škoda assegura a melhor tração possível em todos os momentos.

O funcionamento da embraiagem multidisco

A unidade de controlo regula a velocidade da bomba de acionamento na embraiagem multidisco. Além de uma bomba de pistão, esta também inclui um motor elétrico e uma válvula de controlo que regula a pressão do óleo no pistão principal com base na velocidade da bomba. Quanto maior for a velocidade da bomba, maior será o binário de acionamento que a embraiagem multidisco transmitirá para as rodas traseiras. Quando a velocidade da bomba é baixa, a embraiagem permanece aberta e as forças são transmitidas principalmente para o eixo dianteiro em condições e requisitos normais de condução. Neste caso, o modelo 4×4 funciona de forma equivalente à de um veículo comparável com tração às rodas dianteiras. Se os sensores do sistema detetarem uma alteração na situação de condução, por exemplo, devido a uma perda de tração das rodas dianteiras, a pressão de óleo nos discos de embraiagem é aumentada e o binário é também transmitido às rodas traseiras em graus variáveis em milissegundos. Se as rodas dianteiras já não conseguirem uma aderência suficiente, a embraiagem multidisco transfere até 90% do binário de tração para o eixo traseiro e, se necessário, pode mesmo atribuir até 85% da potência a uma única roda. O bloqueio eletrónico do diferencial (EDL) nos eixos dianteiro e traseiro também impede as rodas de girarem individualmente devido a tração insuficiente, travando a roda afetada.