Modelos

VEÍCULOS ELÉTRICOS - PERGUNTAS FREQUENTES

De que serve comprar um carro elétrico se não sigo as últimas tendências?

É importante perceber que, com um motor elétrico, não sobrecarregará o ambiente com ruído ou emissões. O funcionamento silencioso e as emissões locais zero asseguram o respeito pelo ambiente. No futuro, a eMobility irá oferecer muitos novos serviços que estamos presentemente a preparar para si. Por exemplo, recarregar o seu carro a partir do conforto do lar não só é conveniente, como também mais barato, uma vez que as tarifas especiais dos veículos elétricos significam que irá consumir energia mais barata para o seu carro e para a sua casa.

Quantos concessionários venderão veículos elétricos?

Todos os nossos concessionários acabarão por vir a oferecer veículos elétricos. Cada um destes parceiros dar-lhe-á informações básicas sobre a eMobility e terá pelo menos um dos modelos no stand. Poderão também oferecer-lhe um test drive num veículo elétrico (deve ter em mente que o concessionário pode não ter apenas modelos puramente elétricos, mas também modelos híbridos plug-in).

Os veículos elétricos não são perigosos em caso de acidente?

Tal como os carros convencionais, os veículos elétricos são submetidos a testes de colisão normais e têm apresentado bons resultados. As baterias não explodem em caso de acidente. Além disso, os veículos elétricos também podem funcionar sem embraiagem, caixa de velocidades ou óleo do motor, causas típicas de incêndios em caso de acidente. Globalmente, têm muito menos componentes, o que reduz ainda mais a probabilidade de avaria. As baterias estão completamente isoladas do resto do veículo e, em caso de acidente, todo o sistema é desligado.

O meu EV irá emitir algum tipo de ruído?

Esta área está já coberta pela legislação e estamos agora em posição de anunciar que os novos modelos SUPERB iV, OCTAVIA iV, ENYAQ iV e CITIGOe iV irão utilizar som eletrónico a partir de 2020.

O meu EV é perigoso para os peões?

Uma vez que os EV são geralmente mais silenciosos do que os veículos convencionais, os condutores de EV precisam de ser um pouco mais cuidadosos a velocidades reduzidas. A nova legislação europeia impõe que os nossos EV também tenham som eletrónico para garantir que sejam ouvidos, especialmente em zonas pedonais.

Qual é a vida útil média de um EV?

Aqui existem vários fatores em jogo, especialmente o estilo de condução, os cuidados com o carro e a observância dos compromissos de manutenção prescritos. O que podemos assegurar é que a duração garantida da bateria de um ŠKODA será de 8 anos ou 160.000 km.

O que é o ŠKODA Connect e como está relacionado com a eMobility?

O ŠKODA Connect é uma aplicação que lhe permite manter controlo permanente do seu veículo. Poderá verificar a autonomia de carregamento, dados das viagens ou onde estacionou o seu veículo. Poderá mesmo verificar se trancou o veículo. Fantástico, não?

Onde serão produzidos os veículos elétricos?

• O SUPERB iV será produzido em Kvasiny.

• O ENYAQ iV em Mladá Boleslav.

Os componentes serão todos fabricados na República Checa?

A ŠKODA AUTO fez investimentos significativos na construção de novas infraestruturas para a produção de veículos elétricos nas nossas fábricas e no fabrico de baterias de iões de lítio diretamente em Mladá Boleslav. Para além dos veículos elétricos, a partir de 2019 a fábrica de Mladá Boleslav começou também a produzir componentes elétricos para os modelos híbridos plug-in de várias marcas do Grupo Volkswagen. Tal como acontece com os nossos modelos convencionais, iremos subcontratar componentes individuais através das nossas redes de fornecedores.

A seguir ao CITIGOe iV, SUPERB iV e OCTAVIA iV, temos o orgulho de anunciar que iremos lançar o ENYAQ iV totalmente elétrico.

Que modelos serão elétricos?

Estamos a preparar vários modelos em toda a nossa gama de modelos para diferentes tipos de eletrificação. Até 2025, pelo menos 10 modelos ŠKODA serão integralmente elétricos. Ao abrigo da Estratégia 2025, a ŠKODA AUTO investirá dois mil milhões de euros no desenvolvimento de veículos elétricos e de novos serviços ao longo dos próximos quatro anos.

Qual a diferença entre um veículo elétrico, um híbrido e um híbrido plug-in?

Os híbridos plug-in (PHEV) combinam um motor de combustão interna clássico com um motor elétrico que pode ser recarregado a partir de uma tomada elétrica. Os PHEV podem ser conduzidos em modo puramente elétrico, embora a sua autonomia fique limitada a 50 a 60 kms. Um híbrido (HEV) combina um motor de combustão interna com um motor elétrico, mas não pode ser carregado a partir de uma fonte externa. A bateria que alimenta o motor elétrico é recarregada apenas por meio da condução e foi concebida apenas para pequenas distâncias, especialmente para o arranque. Um veículo elétrico (BEV) não tem um motor de combustão interna. Em vez disso, alimenta o veículo utilizando apenas uma bateria, que pode ser carregada a partir de uma fonte de alimentação externa.

Qual a diferença entre um veículo elétrico e um híbrido plug-in?

Ambos estão equipados com uma tomada de carregamento, mas de resto são fundamentalmente diferentes. O híbrido plug-in, por vezes referido como PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), combina um motor de combustão interna clássico com um motor elétrico que pode ser recarregado a partir de uma tomada elétrica e da energia recuperada durante a condução. Um PHEV também pode ser conduzido em modo puramente elétrico, mas a autonomia fica-se pelos 30-60 kms.

Qual a diferença entre o ciclo de vida de EVs e híbridos?

Não existe variação fundamental no ciclo de vida de qualquer dos veículos, quer sejam híbridos, híbridos plug-in ou carros totalmente elétricos. A principal diferença é que os híbridos e os híbridos plug-in ainda têm motores que dependem de gasolina, enquanto que um carro totalmente elétrico não gera quaisquer emissões, uma vez que é completamente alimentado através da bateria.

Os veículos elétricos são fiáveis?

Como sabe, todos os veículos ŠKODA são altamente fiáveis e os nossos veículos elétricos não são exceção. Empenhamo-nos a fundo na produção de veículos de elevada qualidade construídos exclusivamente com componentes fiáveis à altura dos mais elevados padrões concebidos pelos nossos dedicados engenheiros.

Existe alguma diferença em termos de fiabilidade entre veículos elétricos e convencionais?

Em geral, os EVs, híbridos e híbridos plug-in são tão fiáveis como qualquer outro veículo ŠKODA. Os veículos totalmente elétricos têm menos peças móveis e menos custos operacionais, o que é muito conveniente para si e não afeta de forma alguma a fiabilidade dos nossos veículos. 

Um EV necessita de manutenção extra?

Um EV não necessita de mais manutenção do que qualquer outro veículo, uma vez que as verificações regulares de manutenção e serviço são importantes para todos os veículos, a fim de garantir a sua fiabilidade e segurança. Dito isto, os veículos elétricos não têm óleo ou fluidos de transmissão que precisem de ser trocados e também têm menos peças móveis.

Como poderei encontrar uma oficina autorizada que preste assistência a veículos elétricos?

Todas as oficinas ŠKODA AUTO estão em condições de prestar assistência a carros elétricos e híbridos. No entanto, as reparações especializadas de baterias só podem ser efetuadas por oficinas autorizadas selecionadas. Estamos atualmente a trabalhar no desenvolvimento e certificação de oficinas autorizadas para oferecer um padrão de serviço em linha com aquilo a que os nossos clientes estão habituados.

O que precisa de ser feito no seu veículo?

Os veículos elétricos não requerem muita manutenção. Têm menos peças de desgaste. Não têm velas de ignição, cilindros, injeção, turbocompressores, depósitos de óleo, etc. Portanto, as manutenções concentram-se principalmente na verificação do sistema de travagem e voltagem ou na medição da capacidade da bateria, ou seja, a cablagem do veículo. Os detalhes da manutenção dos veículos elétricos dependerão do modelo e do seu equipamento.

Com que frequência necessito de mudar peças?

Tal como com qualquer outro ŠKODA, se tomar bem conta do seu veículo elétrico é pouco provável que tenha de mudar peças frequentemente.

Quais são os intervalos de manutenção regulares?

É necessária uma inspeção de manutenção básica após dois anos ou 30.000 km, e depois a cada 30.000 km ou uma vez por ano. É necessária uma inspeção de manutenção aprofundada após três anos ou 60.000 km e, posteriormente, a cada 60.000 km ou a cada dois anos. Estes valores podem diferir em alguns países.

Posso fazer eu próprio uma manutenção de rotina, tendo em conta a quantidade de equipamento eletrónico no veículo?

Como o veículo tem um sistema elétrico, é necessário definir o trabalho específico que os condutores podem realizar (do tipo a que estão habituados com os veículos ŠKODA convencionais). No entanto, o âmbito desta atividade será limitado à medida que os motores se tornam mais simples com o tempo. Evidentemente, as tarefas básicas associadas ao funcionamento do veículo, tais como verificar a pressão dos pneus e reabastecer os fluidos de funcionamento, permanecerão iguais. Recomendamos que, para um serviço de excelência, deixe tudo o resto ser feito por uma oficina autorizada.

Posso rebocar um veículo com uma corda?

Um veículo com motor elétrico não pode ser rebocado por uma corda ou com uma plataforma de reboque. Utilize sempre um braço hidráulico para carregar o veículo para cima de uma plataforma caso seja necessário rebocá-lo. Pode empurrar o veículo ao longo de curtas distâncias, mas deve estar em ponto morto e a ignição deve estar ligada.

É melhor estacionar um veículo elétrico à sombra ou ao sol?

A luz solar direta não chega à bateria, uma vez que esta se encontra no piso do veículo. No entanto, o arrefecimento do veículo requer energia da bateria, o que reduz a autonomia.

O que acontece se o veículo for atingido por um raio?

O veículo comportar-se-á como um veículo convencional. Um raio não é crítico. Se o veículo estiver a ser carregado, um fusível irá disparar. Na pior das hipóteses, o carregador ficará inutilizado.

O que acontece se o veículo tiver de passar por cima de água a meia altura?

O veículo comportar-se-á como um veículo convencional. A bateria de alta tensão encontra-se selada para evitar a infiltração de água.

O meu EV pode explodir na água?

Um EV comporta-se como qualquer veículo convencional quando conduzido através de uma poça ou água a meia altura. A bateria de alta tensão encontra-se selada para evitar a infiltração de água; não terá definitivamente de se preocupar com explosões inesperadas.

A bateria é danificada por objetos magnéticos, dispositivos móveis ou alta tensão no veículo, ou o seu desempenho é reduzido?

Uma vez que a bateria se encontra electromagneticamente protegida, estes itens não têm impacto negativo sobre a bateria.

Que distância conseguirei percorrer no inverno?

A cada geração de veículos elétricos, a autonomia garantida com um único carregamento está a tornar-se cada vez maior. O ŠKODA ENYAQ iV prevê uma autonomia de até 500 quilómetros, o que é suficiente para viagens completas e sem restrições. Tal como os veículos com motor de combustão têm um consumo ligeiramente mais elevado no inverno, os veículos elétricos também têm de utilizar mais energia em tempo frio.

Os EV da ŠKODA têm uma boa relação preço/qualidade?

Ao lançar híbridos, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos, queremos tornar a mobilidade elétrica acessível a todos. Pensamos que os nossos EV são uma excelente e rentável alternativa que gera zero ou baixas emissões.

Os veículos elétricos são mais caros?

Depende do país onde pretende comprar o EV. Em geral, o CITIGOe iV é uma versão rentável por ser um veículo citadino prático, enquanto que o ENYAQ iV é um pouco mais caro, mas uma ótima opção para longas distâncias e viagens familiares.

 Há outras opções de compra de EVs?

As opções dependem do país onde pretende financiar ou fazer o leasing do EV. Temos a certeza de que existem múltiplas opções e que o seu concessionário local o poderá ajudar a encontrar a melhor para si.

 Pouparei dinheiro se comprar um EV?

Os veículos elétricos podem definitivamente poupar-lhe dinheiro a longo prazo, uma vez que os custos médios de funcionamento são muito mais baixos do que os dos veículos convencionais. Dependendo do país onde vive, poderá mesmo usufruir de benefícios fiscais ou outros incentivos governamentais. Recomendamos que contacte o seu concessionário local para mais informações.

Como é que o preço de um EV ou híbrido se compara com o de um veículo convencional?

Os intervalos de preços dependem geralmente do país onde se pretende comprar o veículo, uma vez que existem muitos fatores que influenciam os preços reais. Em geral, os custos de funcionamento dos EV são substancialmente inferiores, mas podem ser mais caros de adquirir do que os seus equivalentes convencionais.

Que vantagens oferece a ŠKODA AUTO (não o governo) aos indivíduos interessados em comprar um veículo elétrico em comparação com aqueles que querem comprar um automóvel com motor de combustão interna?

Para os nossos clientes, estamos a preparar uma oferta muito interessante de preços de automóveis novos e serviços associados. Iremos divulgar informações específicas à medida que os modelos individuais de veículos elétricos ŠKODA forem sendo introduzidos. O preço total dependerá também dos incentivos governamentais preparados para os indivíduos. Tudo isto está presentemente a ser negociado.

Quanto custa o funcionamento de um veículo elétrico por 100 km (de forma puramente teórica e em média, tendo em conta que os preços dos fornecedores são outro fator), excluindo a depreciação?

O preço estimado do "combustível" no funcionamento de um veículo elétrico fornece algum tipo de indicação. A um preço médio de 1,25 euros por litro de gasolina e um consumo de cerca de 6 litros por 100 km, isso resulta em cerca de 7,50 euros. Conduzir 100 km num veículo elétrico consome cerca de 17 kWh. A um preço de 0,12 euros por kWh, conduzir um veículo elétrico durante 100 km custa 2,00 euros. O preço por kWh, no entanto, depende da sua tarifa, que precisa definitivamente de otimizar de acordo com o funcionamento do veículo elétrico, a fim de beneficiar dos melhores preços de energia. Outro fator que afeta o custo de operação é a assistência e manutenção do veículo. Não será necessário, por exemplo, mudar o óleo, filtros e outras peças associadas ao complexo sistema dos motores de combustão interna.